metropoles.com

Butantan pede novamente à Anvisa aprovar uso da Coronavac em crianças

No pedido feito nesta quarta (15/12), o instituto alega ter 15 milhões de doses prontas para serem aplicadas em crianças de 3 a 11 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacina
1 de 1 Vacina - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, nesta quarta-feira (15/12), novo pedido do Instituto Butantan e do governo de São Paulo para uso da vacina Coronavac em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pede que a autorização seja feita o mais rapidamente possível a fim de imunizar as pessoas nessa faixa etária para as festas de fim de ano.

“Desde o ano passado, temos solicitado à Anvisa que autorize a vacinação de crianças. Não há razão para protelação de deliberação sobre aplicar os imunizantes. É hora de tomar uma decisão antes das festas de Natal e de Ano Novo. Países vizinhos ao Brasil, como o Chile, o Equador e Colômbia estão vacinando suas crianças com Coronavac e com a Pfizer”, informou Doria a jornalistas na tarde desta quarta-feira, em entrevista no Supremo Tribunal Federal (STF).

Este é o segundo pedido do Butantan para indicação do imunizante para essa faixa etária: de 3 a 17 anos. O primeiro pedido apresentado em julho foi avaliado pela Anvisa e negado por causa da limitação de dados dos estudos apresentados naquele momento.

O prazo de avaliação da Anvisa para este novo pedido é de até 30 dias. Segundo o Governo de São Paulo, existem 15 milhões de doses prontas para serem fornecidas.

Uso da Coronavac

A vacina Coronavac está autorizada para uso emergencial no Brasil para pessoas com 18 anos de idade ou mais, desde o dia 17 de janeiro de 2021

A solicitação de ampliação de uso da vacina, ou seja, a inclusão de uma nova faixa etária, é feita pelo laboratório responsável pelo imunizante.

De acordo com a Anvisa, para incluir novos públicos na bula, o laboratório precisa conduzir estudos que demonstrem a relação de segurança e eficácia para determinada faixa etária.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?