Butantan envia mais 200 mil doses de Coronavac ao Ministério da Saúde
O instituto promete o envio de 10 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19 após o recebimento de 6 mil litros de insumos
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Instituto Butantan enviou, na manhã desta quinta-feira (15/7), mais 200 mil doses de Coronavac para o Ministério da Saúde.
O instituto fez a entrega parcial das 10 milhões de doses enviadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Na quarta (15/7), 800 mil doses do imunizante contra a Covid-19 foram destinadas a Brasília para distribuição em território nacional.
As novas entregas são possíveis após o recebimento de 6 mil litros de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) pelo laboratório chinês Sinovac em 26 de junho.
Na terça (13/7), o estado recebeu mais 12 mil litros de IFA para a produção de mais 20 milhões de vacinas contra o novo coronavírus.
100 milhões
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou a antecipação em um mês da entrega de 100 milhões de doses, previstas para 30 de agosto. O contrato firmado com a pasta de Saúde estimava o envio até 30 de setembro.
Até o momento, o Instituto Butantan forneceu mais de 54 milhões de doses de Coronavac ao Ministério da Saúde desde 17 de janeiro. A vacinação contra a Covid-19 foi iniciada no país nessa data.
“Nosso compromisso era concluir a entrega das vacinas contratadas, antecipamos em 30 dias e agora compramos vacinas para complementar o processo vacinal aqui em São Paulo”, disse Doria na quarta.
Ampliação vacinal
No domingo (12/7), o governador confirmou a antecipação em 26 dias da vacinação em São Paulo. Segundo ele, maiores de 18 anos receberão ao menos a primeira dose até 20 de agosto. Isso será possível, nas palavras do tucano, porque o governo comprou 30 milhões de doses de Coronavac.
Doria também afirmou que adolescentes de 12 a 17 anos poderão ser vacinados no estado a partir de 23 de agosto. No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não aprovou o uso da vacina nessa faixa etária.