metropoles.com

Butantan começará testes de soro contra a Covid-19 em humanos em abril

A expectativa é que o soro seja usado para tratar pacientes infectados que tenham sintomas, com objetivo de bloquear o avanço da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mateus Serrer/Comunicação
soro-butantan
1 de 1 soro-butantan - Foto: Mateus Serrer/Comunicação

Brasília e São Paulo – O Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, iniciará ainda em abril os testes em humanos de um soro contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O soro é feito a partir do plasma do sangue de cavalos expostos ao vírus. As informações foram confirmadas ao Metrópoles por fontes do Butantan. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu aval para o início dos testes pelo instituto na semana passada.

A expectativa é que o soro seja usado para tratar pacientes infectados que apresentam sintomas, com objetivo de bloquear o avanço da doença.

A Anvisa já tinha autorizado os testes com o soro em 24 de março, mas pediu informações e documentos complementares ao Butantan, que foram entregues na quinta-feira (1º/4).

Os diretores do Butantan planejam uma reunião que deve ser realizada na próxima semana para definir os detalhes do início dos testes.

Segundo a Anvisa, o Butantan ainda precisa entregar o Termo de Compromisso, que determina a realização de estudos prévios antes da testagem em voluntários.

O soro, produzido a partir da inoculação do Sars-CoV-2 inativado em cavalos, é destinado ao tratamento de pacientes que estão enfrentando a infecção.

Enquanto os imunizantes estimulam o organismo a fabricar anticorpos que reagem ao agente infeccioso para bloqueá-lo, o soro entrega os anticorpos prontos para que o vírus seja combatido durante a doença.

Segundo o Butantan, o teste em ratos infectados pelo vírus vivo mostrou a diminuição da carga viral, além de perfil inflamatório reduzido, e os animais também apresentaram preservação da estrutura pulmonar.

O Brasil tem mais de 12,9 milhões de casos confirmados do novo coronavírus e 328 mil óbitos em decorrência da doença. O Ministério da Saúde aplicou 20,6 milhões de doses da vacina (entre primeira e segunda doses). Atualmente, o país é o epicentro da doença no mundo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?