Butantan anuncia fim da fase 3 de testes da Coronavac. Anvisa analisará resultados
Dados finais, no entanto, só serão divulgados na quarta-feira (23/12); eficiência deve ser de no mínimo 50% para vacina ser autorizada
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Segundo o Instituto Butantan, a terceira fase de testes da vacina Coronavac foi finalizada e seus resultados serão levados para análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O anúncio, feito via redes sociais, não publicou os resultados dos testes, que serão divulgados na quarta-feira (23/12).
Após excelência dos resultados nas fases 1 e 2, a fase 3 de testes da Vacina do Butantan, a Coronavac, foi finalizada e os resultados serão encaminhados para a ANVISA. Em breve, a primeira vacina brasileira contra o Covid-19 estará pronta para salvar vidas! #Butantan120Anos pic.twitter.com/D70Uh2ssP7
— Instituto Butantan (@butantanoficial) December 21, 2020
De acordo com informações preliminares do governo do estado de São Paulo, a fase três dos testes com a vacina feita em parceria com a chinesa Sinovac contou com cerca de 11 mil profissionais de saúde voluntários, dos quais 170 apresentaram algum tipo de contaminação —o patamar mínimo era de 154. Na fase 3, os testes medem a eficácia da vacina, que precisa ser de no mínimo de 50% para ser homologada pela Anvisa.
Os testes conduzidos pelo Butantan envolveram 16 centros de pesquisa em setes estados e no Distrito Federal.
Além da Anvisa, a NMPA (National Medical Products Administration), instituição chinesa responsável pela regulação de medicamentos, também vai avaliar os resultados.
Segundo o Instituto Butantan, a entidade já tem um milhão de doses do imunizante aguardando apenas a autorização dos órgãos superiores para serem distribuídas.