metropoles.com

Bugio é resgatado após circular por ruas e telhados em Goiânia; vídeo

Veterinário tentou antes capturar o animal utilizando uma gaiola, mas depois ele precisou sedar o animal para que não sofresse acidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação: Ascom/Corpo de Bombeiros
bugio macaco goiás
1 de 1 bugio macaco goiás - Foto: Divulgação: Ascom/Corpo de Bombeiros

Goiânia – Equipe do Corpo de Bombeiros resgatou um macaco guariba, também conhecido como bugio, no Setor Sul, região central da capital goiana.  O animal precisou ser sedado paranão ser atropelado. A operação foi realizada na terça-feira (1º/6). O animal é um dos maiores primatas tropicais do continente americano.

Bombeiros do Batalhão de Salvamento em Emergência (BSE) já vinham monitorando a região, após receberem informações de moradores do bairro sobre o animal.

Há alguns dias, segundo a corporação, a comunidade passou a observar a presença do bugio em telhados de casas e ruas da região.

Incialmente, um veterinário tentou, sem sucesso, realizar o resgate utilizando uma gaiola, mas, depois, ele precisou sedar o animal para conseguir detê-lo. Havia o risco de o macaco ser atropelado.

Por isso, o Corpo de Bombeiros foi chamado pelo veterinário e levou o primata para avaliação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

A expectativa é de que o animal seja liberado em área apropriada.

Bugio

O macaco bugio pode ser encontrado no Brasil, desde o sul da Bahia até Rio Grande do Sul, geralmente sempre próximo a regiões florestais. No exterior é visto ao norte da Argentina, na região de Misiones. Alguns estudos indicam a presença do grupo no México e até mesmo na região de savana.

Seu comprimento pode variar entre 30 a 75 cm e sua pelagem consiste em tons de marrom e ruivo. Durante o deslocamento utilizam a cauda preênsil para auxiliar, andam de forma vagarosa e utilizam metade do seu dia para o repouso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?