Bugio é resgatado após circular por ruas e telhados em Goiânia; vídeo
Veterinário tentou antes capturar o animal utilizando uma gaiola, mas depois ele precisou sedar o animal para que não sofresse acidente
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Equipe do Corpo de Bombeiros resgatou um macaco guariba, também conhecido como bugio, no Setor Sul, região central da capital goiana. O animal precisou ser sedado paranão ser atropelado. A operação foi realizada na terça-feira (1º/6). O animal é um dos maiores primatas tropicais do continente americano.
Bombeiros do Batalhão de Salvamento em Emergência (BSE) já vinham monitorando a região, após receberem informações de moradores do bairro sobre o animal.
Há alguns dias, segundo a corporação, a comunidade passou a observar a presença do bugio em telhados de casas e ruas da região.
Incialmente, um veterinário tentou, sem sucesso, realizar o resgate utilizando uma gaiola, mas, depois, ele precisou sedar o animal para conseguir detê-lo. Havia o risco de o macaco ser atropelado.
Por isso, o Corpo de Bombeiros foi chamado pelo veterinário e levou o primata para avaliação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).
A expectativa é de que o animal seja liberado em área apropriada.
Ver essa foto no Instagram
Bugio
O macaco bugio pode ser encontrado no Brasil, desde o sul da Bahia até Rio Grande do Sul, geralmente sempre próximo a regiões florestais. No exterior é visto ao norte da Argentina, na região de Misiones. Alguns estudos indicam a presença do grupo no México e até mesmo na região de savana.
Seu comprimento pode variar entre 30 a 75 cm e sua pelagem consiste em tons de marrom e ruivo. Durante o deslocamento utilizam a cauda preênsil para auxiliar, andam de forma vagarosa e utilizam metade do seu dia para o repouso.