“Bruta discriminação racial”, diz Benedita da Silva sobre Zambelli
Carla Zambelli (PL-SP) chamou a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) de “Chica da Silva” durante transmissão nas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) classificou como “bruta discriminação racial” a declaração da colega Carla Zambelli (PL-SP) sobre ela, trocando seu nome por “Chica da Silva”. A parlamentar petista se manifestou nesta quarta-feira (3/7), por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais do partido.
Zambelli chamou a deputada Benedita da Silva de “Chica da Silva” durante transmissão nas redes sociais. A declaração ocorreu em meio às críticas da parlamentar do PL sobre a Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, realizada em Maceió.
“Eu não vou ter poder de fala, né? Eu não vou falar, porque, provavelmente… Não sei por que não vou falar. Parece que já foi montada pela Secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva”, disse Zambelli.
Benedita da Silva, da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, discursou durante o encontro Mulheres Parlamentares do P20, ligado ao G20. A deputada teve uma posição de destaque no evento.
A deputada do PT manifestou tristeza ao saber dos comentários da colega. “Lamentável para mim é ter que contestar uma mulher. Mas não basta ser mulher: tem que ser de luta, tem que ser uma mulher que conheça a história da outra.”
A bancada do PT na Câmara dos Deputados apresentou uma representação ao corregedor da Casa Legislativa, Domingos Neto (PSD-CE), contra a deputada Carla Zambelli, por causa da declaração da parlamentar a respeito de Benedita da Silva.
Confira a declaração completa:
Depois da repercussão negativa, Zambelli pediu desculpas e alegou que confundiu os nomes. “Conforme já falamos e me desculpei pela confusão no nome, a Sra. [Benedita] sabe que isso passa longe de querer lhe ofender, muito pelo contrário, até porque a história da Chica é uma linda trajetória de coragem e determinação”, escreveu Zambelli nas redes sociais.