Bruno Bianco é nomeado secretário-executivo do Ministério do Trabalho
Nomeação foi publicada no Diário Oficial da União. Bianco era secretário especial da Previdência, no Ministério da Economia
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou, nesta quinta-feira (29/7), o servidor Bruno Bianco Leal ao cargo de secretário-executivo do novo Ministério do Trabalho e Previdência. A notícia havia sido antecipada pelo colunista do Metrópoles Igor Gadelha, na semana passada.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União. Anteriormente, Bianco atuava como secretário especial da Previdência, no Ministério da Economia.
Recriado oficialmente na última quarta-feira (28/7), o Ministério do Trabalho será comandado por Onyx Lorenzoni. Com a instituição do órgão, o governo do presidente Jair Bolsonaro terá 23 pastas, oito a mais do que o número prometido na corrida eleitoral de 2018.
O Ministério do Trabalho passa a existir novamente na estrutura do governo por meio da Medida Provisória (MP) nº 1.058, que altera a Lei nº 13.844, de 18 de junho de 2019, e terá até 13 secretarias.
Conforme anunciou o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, a recriação do Ministério do Trabalho foi negociada pelo presidente Bolsonaro com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
O chefe da equipe econômica foi consultado, porque ele perderá a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que cuida das políticas de emprego do governo desde o início da gestão Bolsonaro.
Para não perder totalmente o controle da área, Guedes acordou com Bolsonaro que o então secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, seria o secretário-executivo do Ministério do Trabalho.