metropoles.com

Brumadinho: STF decide que julgamento do caso é de competência federal

Rompimento da barragem Córrego do Feijão, em Minas, em janeiro de 2019, deixou 270 mortos e espalhou rejeitos de minério pela cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bárbara Ferreira/Especial para o Metrópoles
Imagem mostra lama em Brumadinho após rompimento de barragem - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra lama em Brumadinho após rompimento de barragem - Metrópoles - Foto: Bárbara Ferreira/Especial para o Metrópoles

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nessa sexta-feira (16/12), por 3 votos a 1, que é da Justiça Federal a competência para analisar os processos criminais contra executivos da Vale, empresa mineradora envolvida no rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), em janeiro de 2019.

A decisão do colegiado vai contra o argumento do Ministério Público de Minas Gerais, que tem defendido que o julgamento de Brumadinho fique sob a competência da Justiça mineira.

O ministro Edson Fachin, relator do caso, votou para reconhecer a competência da Justiça estadual no caso. Ele, porém, foi voto vencido após os ministros Nunes Marques, André Mendonça e Gilmar Mendes, que inicialmente havia votado com Fachin e decidiu mudar o entendimento, abrirem divergência e serem maioria para decidir o caso. Ricardo Lewandowski, que também integra o colegiado, se declarou suspeito de julgar a ação.

Em seu voto, Gilmar Mendes argumentou que, com base na tradição na legislação brasileira, a competência criminal da Justiça Federal se vincula à proteção dos bens e interesses da União.

“Os precedentes do STF são unânimes no sentido de que compete ao Juiz Federal a análise da existência de interesse da União, sem que o juiz estadual possa invadir competência constitucional atribuída à Justiça Federal”, afirmou.

O rompimento da barragem de Brumadinho matou 270 pessoas e inundou o município com terra e rejeitos de minério. Os acusados pelo acidente respondem por homicídio qualificado (quando o homicídio é feito por meio cruel e sem chance de defesa da vítima) e por danos ao meio ambiente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?