Brumadinho: na posse, novo ministro chora ao falar sobre tragédia
Tragédia deixou 270 vítimas após barragem romper em Brumadinho. Momento foi lembrado com tristeza por ministro Alexandre Silveira
atualizado
Compartilhar notícia
O novo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se emocionou nesta segunda-feira (2/1) ao falar sobre os desastres nas cidades mineiras de Mariana e Brumadinho. O momento aconteceu durante sua posse, na sede da pasta, em Brasília.
“Não nos esqueceremos de Mariana e de Brumadinho. Minha mais profunda solidariedade aos atingidos que perderam seu maior bem: seus familiares”, se emocionou Silveira.
Foram 270 mortos em Brumadinho e 19 em Mariana após o rompimento de barragens nas cidades.
“Vamos investir em recursos e esforços na fiscalização ferrenha de segurança de barragens voltada a impedir eventos trágicos e lamentáveis como esses.”
Para lidar com a questão, o novo ministro prometeu usar tecnologia de ponta para fiscalizar com mais eficiência as barragens, além de aumentar a segurança, destinação sustentável de rejeitos, prevenção de danos e desastres ambientais.
Em seu discurso, Silveira ressaltou que uma das prioridades do governo é concluir o programa Luz Para Todos, que leva energia à população mais vulnerável. Também disse que estão entre as prioridades da gestão criar a Secretaria Nacional de Transição Energética, com foco no uso de energia limpa.