Brumadinho: militares israelenses retornam ao país nesta quinta (31/1)
As tropas enviadas para ajudar no trabalho de resgate atuaram em conjunto com o Corpo de Bombeiros
atualizado
Compartilhar notícia
Os militares de Israel que ajudam no trabalho de resgate das vítimas da tragédia de Brumadinho (MG) devem retornar nesta quinta-feira (31/1)ao país. As tropas já deixaram a cidade mineira em direção a Belo Horizonte, segundo noticiou O Globo. Por isso, homens do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de outros estados chegam à região para auxiliar nas buscas.
Israel enviou equipamentos e cerca de 130 soldados e oficiais da Força de Defesa do país após o rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão. As equipes desembarcaram no Brasil entre o último domingo (27) e segunda (28).
A participação deles, no entanto, provocou tensão nas equipes de busca. Isso porque o comandante das operações de resgate, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais Eduardo Ângelo, disse ao jornal Folha de S.Paulo que os aparelhos não ajudariam na busca pelas vítimas. “O ‘imagiador’ que eles têm pega corpos quentes, e todos os corpos [na região] estão frios. Então, esse já é um equipamento ineficiente”, argumentou.
O porta-voz dos bombeiros de Brumadinho, tenente Pedro Aihara, entretanto, desmentiu as declarações do comandante e disse que a ajuda de Israel era benéfica para as buscas. Até o momento, 99 corpos foram localizados pelas equipes de busca na região. Outras 259 pessoas estão desaparecidas, de acordo com os números oficiais.