metropoles.com

Brumadinho: condomínio de luxo receberá indenização da Vale

A empresa ofereceu aos moradores a “indenização emergencial” no valor de um salário mínimo por um ano, mesmo sem ter sido impactado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Retiro das pedras2
1 de 1 Retiro das pedras2 - Foto: Reprodução

A empresa Vale ofereceu a moradores de um condomínio de luxo uma “indenização emergencial”. O condomínio em questão é o Retiro das Pedras e, apesar de estar no município de Brumadinho, sua localização fica muito acima das áreas atingidas pelo rompimento da barragem e está a salvo da lama tóxica e de seus efeitos colaterais. As informações são do jornal O Globo.

A indenização foi oferecida pela própria empresa, que é constantemente acusada de deixar desassistidas as vítimas das tragédias ocasionadas pelos rompimentos de barragens em suas propriedades.

Segundo a empresa, pelo critério geográfico, o condomínio fica na cidade, o que justifica o pagamento do benefício. As indenizações são no valor de um salário mínimo mensal para adultos, meio salário para adolescentes e um quarto para crianças. Todas pelo período de um ano.

A empresa declarou que está cumprindo acordo firmado com Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal, Defensorias Públicas do Estado e da União e Advocacia-Geral do Estado e da União.

Em reunião, segundo informa a reportagem, os moradores do condomínio disputaram os formulários levados por representantes da Vale no último fim de semana. De acordo com a síndica Claudia Baeta, a confusão foi causada porque os moradores não sabiam que teriam direito à indenização. Os moradores reclamaram que a empresa disponibilizou poucos formulários.

O condomínio tem cerca de 680 lotes, e 100 pessoas estavam presentes na reunião. Até o momento, 1.300 se cadastraram para receber a indenização. A empresa não divulgou quantos são moradores do condomínio Retiro das Pedras ou dos outros condomínios dos arredores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?