Brumadinho: condomínio de luxo receberá indenização da Vale
A empresa ofereceu aos moradores a “indenização emergencial” no valor de um salário mínimo por um ano, mesmo sem ter sido impactado
atualizado
Compartilhar notícia
A empresa Vale ofereceu a moradores de um condomínio de luxo uma “indenização emergencial”. O condomínio em questão é o Retiro das Pedras e, apesar de estar no município de Brumadinho, sua localização fica muito acima das áreas atingidas pelo rompimento da barragem e está a salvo da lama tóxica e de seus efeitos colaterais. As informações são do jornal O Globo.
A indenização foi oferecida pela própria empresa, que é constantemente acusada de deixar desassistidas as vítimas das tragédias ocasionadas pelos rompimentos de barragens em suas propriedades.
Segundo a empresa, pelo critério geográfico, o condomínio fica na cidade, o que justifica o pagamento do benefício. As indenizações são no valor de um salário mínimo mensal para adultos, meio salário para adolescentes e um quarto para crianças. Todas pelo período de um ano.
A empresa declarou que está cumprindo acordo firmado com Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal, Defensorias Públicas do Estado e da União e Advocacia-Geral do Estado e da União.
Em reunião, segundo informa a reportagem, os moradores do condomínio disputaram os formulários levados por representantes da Vale no último fim de semana. De acordo com a síndica Claudia Baeta, a confusão foi causada porque os moradores não sabiam que teriam direito à indenização. Os moradores reclamaram que a empresa disponibilizou poucos formulários.
O condomínio tem cerca de 680 lotes, e 100 pessoas estavam presentes na reunião. Até o momento, 1.300 se cadastraram para receber a indenização. A empresa não divulgou quantos são moradores do condomínio Retiro das Pedras ou dos outros condomínios dos arredores.