Bronco: saiba mais sobre o SUV que a Ford trará ao país em maio
Modelo marca a permanência, agora como importadora, da Ford no Brasil. Ele é conhecido pela capacidade off-road
atualizado
Compartilhar notícia
Ford encerrou suas atividades no Brasil, mas não pretende abandonar um dos 10 maiores mercados automobilísticos do mundo, segundo a Oica, a organização global de construtores de veículos: vai trazer agora em maio o Bronco. Confira aqui o teaser que a montadora acaba de liberar. O tradicional SUV foi produzido por três décadas nos Estados Unidos (1966 a 1996) e foi ressuscitado este ano por lá, com grande sucesso. O Bronco ficou conhecido pela capacidade off-road – e a nova família, segundo a Ford, reforça essa herança com recursos inovadores de conveniência, tecnologias de assistência ao motorista e um bom pacote de segurança e conectividade.
Vários modelos da Ford têm como origem nomes cavalos. Bronco é uma raça selvagem da América do Norte difícil de ser domada – daí o vídeo simbolizando a chegada de um novo “cavalo” ao estábulo da família.
As gerações
Primeira / 1966-1977
Era equipada com motor 2.8 litros de 6 cilindros, capaz de gerar 105 cavalos – uma grande potência para a época. Mais tarde, foi lançada uma versão V8 com tração nas quatro rodas e 197 cavalos. Foi até fabricado um modelo conversível exclusivo, que hoje é um dos mais caros e cobiçados pelos colecionadores. Ele também oferecia a opção de escolher diferentes pacotes de equipamentos, acessórios e tipos de assentos. O sucesso foi tanto que foram vendidas mais de 225 mil unidades.
Segunda / 1977-1980
Devido à crise do petróleo em 1973, a segunda geração do Ford Bronco foi lançada só em 1977. Ao contrário do seu antecessor, essa geração foi construída sobre a plataforma da icônica Ford F-100, o que aumentou as suas dimensões e rigidez, mantendo o espírito e a essência off-road.
Terceira / 1980-1986
A terceira geração, embora continuasse na linha de design do seu antecessor, incorporou novos recursos, como o sistema de injeção eletrônica direta e o retorno do icônico emblema ‘Ford’ à frente.
Quarta / 1987-1991
A quarta geração foi construída sobre a plataforma da Ford F-150, o que melhorou sua rigidez e desempenho dentro e fora da cidade. Equipado com injeção eletrônica, motores de 6 ou 8 cilindros, dependendo da versão, e transmissão manual de 5 velocidades, este modelo se destacou dos concorrentes pelos seus equipamentos e segurança.
Quinta / 1991-1996
A aerodinâmica foi melhorada, com linhas mais estilizadas, mas o modelo manteve vivo o espírito aventureiro com a potência que sempre o caracterizou. Com seu desempenho extraordinário em condições aparentemente intransitáveis, este veículo off-road entrou para a história nas corridas mais desafiadoras, em filmes, livros e artigos que falam de seu legado.