metropoles.com

Brics: ursinho Pooh gigante é apreendido em ato contra Xi Jinping

A manifestação ocorria no Lago Sul, mas foi encerrada após a apreensão do personagem principal do ato: um urso inflável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Pessoal
urso-pooh
1 de 1 urso-pooh - Foto: Arquivo Pessoal

Vestidos de amarelo, cerca de 10 manifestantes contrários ao presidente chinês, Xi Jinping, tentaram fazer um protesto em frente em uma churrascaria no Lago Sul, na tarde desta quinta-feira (14/11/2019). O motivo era que a primeira-dama chinesa, Peng Liyuan, almoçaria no local com a comitiva que está em Brasília para o encontro da cúpula dos Brics. O protesto, entretanto, não deu certo.

Além de a comitiva ter desistido de ir ao restaurante temendo o ato, a Polícia Militar e a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito federal, a ex-Agefis, interromperam a manifestação e apreenderam o protagonista do movimento: um ursinho Pooh gigante, com a frase “Xi ditador” escrito na blusa do boneco. Já no pote de mel: “Óleo da Venezuela”.

O grupo “Demoracia Sem Fronteiras” alega que a escolha do personagem é uma “provocação” a Xi Jinping, que censurou o ursinho na China. Entre os principais motivos para os atos estão os recentes protestos pró-democracia que ocorrem em Hong Kong, contra a “China única” defendida pelo presidente chinês.

Arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo os manifestantes, a ex-Agefis esvaziou o urso e policiais militares começaram uma revista nos carros do grupo, além de terem pedido a identidade de todos eles. A estratégia para conseguir protestar no local, que tinha a Polícia Federal fazendo a segurança, foi chegar mais cedo na churrascaria e aproveitar o momento também para almoçar.

Essa foi a terceira tentativa dos participantes de protestarem contra Xi Jinping. O primeiro foi no aeroporto de Brasília, na terça-feira (12/11/2019), logo quando o mandatário chinês chegou à capital federal para o Brics. Mas foi em vão, uma vez que ele decidiu mudar a rota para sair do aeroporto e evitar o ato.

Ao Metrópoles, o DF Legal informou que a apreensão foi feita a pedido da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), porque o boneco estava em área pública, sem autorização. A PM, por sua vez, disse que estava presente apenas para “garantir a segurança dos agentes e da população”.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?