metropoles.com

Brics: na Rússia, Lula encontrará Putin e tratará de Oriente Médio

Presidente viaja no domingo (20/10) para Kazan, na Rússia. Brasil irá presidir os Brics em 2025

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Imagem colorida de presidente Lula com microfone - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de presidente Lula com microfone - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na noite de domingo (20/10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para Kazan, na Rússia, a fim de participar da 16ª Cúpula dos Brics. O evento será de terça-feira (22/10) até a quinta-feira (24/10).

Ao menos outros 23 chefes de Estado confirmaram presença em Kazan, onde o foco das conversas ficará na integração do chamado Sul Global e possíveis resoluções para os conflitos no Oriente Médio, que atualmente ocorrem de forma intensa no Líbano e em Gaza, ambos sob ataque de Israel. A tendência é que o grupo de países critique Israel e peça o fim dos conflitos.

A guerra entre Rússia e Ucrânia poderá ser mencionada, mas não está entre os assuntos prioritários, que envolvem ainda colaborações políticas, financeiras e de desenvolvimento sustentável. É improvável que os chefes de Estado presentes cobrem de Vladimir Putin, o anfitrião, o fim da invasão ao país vizinho. Nos bastidores, porém, o assunto será debatido.

Na terça, haverá um jantar de boas-vindas aos membros oferecido por Putin. O dia seguinte será para sessões plenárias dos membros e, na quinta, haverá a cúpula dos líderes.

Essa será a primeira vez que Lula encontrará Putin neste seu terceiro mandato como presidente do Brasil.

3 imagens
Xi Jinping
O presidente Lula durante agenda no México
1 de 3

O russo Vladimir Putin

Contributor/Getty Images
2 de 3

Xi Jinping

Antoine Gyori - Corbis/Corbis via Getty Images
3 de 3

O presidente Lula durante agenda no México

Ricardo Stuckert/PR

E a segunda não deverá ocorrer este ano, pois o russo, que tem mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra, disse na sexta (18/10) que, apesar da “amizade” com o petista, não virá ao Brasil em novembro para a Cúpula de Cehfes de Estado do G20, que será no Rio de Janeiro.

Neste ano, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã são novos na composição do grupo. A Arábia Saudita recebeu convite, mas não aceitou formalmente participar dos Brics, enquanto o chamado para a Argentina recebeu recusa do presidente Javier Milei.

Há expectativa de anúncios e convites para mais nações fazerem parte dos Brics. O evento também aproxima o Brasil da Presidência do bloco, que formalmente começa em 1º de janeiro de 2025.

Lula, que irá chefiar o grupo no próximo ano, será o único líder do Brics em Kazan que esteve presente na cúpula inaugural do grupo, em 2009, também na Rússia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?