metropoles.com

Brics: Lula diz que “Gaza é o maior cemitério de crianças e mulheres”

O presidente Lula discursou durante a 16ª Cúpula do Brics, por videoconferência, enquanto se recupera de um acidente doméstico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Lula fala à cúpula do Brics
1 de 1 Lula fala à cúpula do Brics - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na manhã desta quarta-feira (23/10) da reunião ampliada da 16ª Cúpula do Brics, que acontece em Kazan, na Rússia. Recuperando-se de um acidente doméstico, o chefe do Executivo discursou do Palácio da Alvorada, por videoconferência.

Lula citou a fala do presidente da Turquia, Recep Erdogan, durante a Assembleia Geral da Nações Unidas, e reforçou que a Faixa de Gaza “se tornou o maior cemitério de crianças e mulheres do mundo”.

“Muitos insistem em dividir o mundo entre amigos e inimigos, mas os mais vulneráveis não estão interessados em dicotomias simplistas. O que eles querem é comida farta, trabalho digno e escolas e hospitais públicos de acesso universal e de qualidade. Meio ambiente sadio, sem eventos climáticos que põem em risco sua sobrevivência. É uma vida de paz, sem armas, que vitimam inocentes”, disse Lula.

“Como disse o presidente Erdogan na Assembleia Geral da ONU, Gaza se tornou o maior cemitério de crianças e mulheres do mundo. Essa insensatez agora se alastra pela Cisjordânia e para o Líbano”, prosseguiu. O chefe do Executivo brasileiro também pediu pelo fim da escalada da violência no conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

“No momento em que enfrentamos duas guerras com potencial de se tornarem globais, é fundamental resgatar nossa capacidade de trabalhar juntos em prol de objetivos comuns”, pontuou.

O presidente se recupera de uma queda sofrida no último sábado (19/10), no banheiro de casa. Lula teve traumatismo craniano e um pequeno sangramento no cérebro. O acidente levou ao cancelamento da viagem que faria à Rússia.

Apto a trabalhar

Em exames realizados nessa terça-feira (22/10), os médicos avaliaram o quadro como “estável” e que ele está “apto” para “exercer sua rotina de trabalho”. O presidente deve passar por uma nova bateria de exames na sexta-feira (25/10).

Um dos temas centrais da Cúpula do Brics neste ano é a criação de uma nova categoria de países parceiros. O bloco foi expandido na última reunião de líderes, realizada na África do Sul, em 2023. Atualmente, Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã compõem o grupo.

O Brasil assume a presidência do bloco a partir de janeiro de 2025.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?