metropoles.com

Brics: Haddad vai à África do Sul valorizar banco chefiado por Dilma

Viagem do ministro Fernando Haddad é tentativa de mostrar a prioridade que o governo brasileiro dá ao Banco dos Brics, presidido por Dilma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda
Haddad-Dilma
1 de 1 Haddad-Dilma - Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fará uma viagem compacta à África do Sul na próxima semana em um esforço para valorizar o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), também conhecido como Banco dos Brics, chefiado pela ex-presidente brasileira Dilma Rousseff.

O grupo Brics, que reunia apenas Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, foi recentemente ampliado para incluir mais cinco países: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. Inicialmente contemplada, a Argentina não aceitou o convite para entrar.

Os Brics e o NDB têm papel estratégico para o governo Lula (PT). A partir de janeiro de 2025, o Brasil vai presidir os Brics, sendo essa a última reunião deliberativa do ano antes do início da presidência brasileira no bloco.

Em Cúpula do Brics, Lula volta a defender “moeda comum” para o bloco

Haddad passará mais tempo no avião do que na Cidade do Cabo, onde terá agendas públicas apenas na sexta-feira (30/8), para participar da reunião anual do Conselho de Governadores do NDB. Ele embarcará na noite de quarta (28/8) e chegará na capital sul-africana no fim da tarde de quinta (29/8). O retorno será na própria sexta.

Ainda não está prevista nenhuma reunião fechada com a ex-presidente, mas eles devem conversar ao longo dos dias, segundo fontes do Ministério da Fazenda.

Auxílio ao RS

O auxílio do NDB para o Rio Grande do Sul, estado que sofreu com fortes chuvas em maio, pode ser tratado em uma eventual reunião bilateral entre Dilma e Haddad.

O NDB liberou US$ 1,115 bilhão — o equivalente a R$ 5,750 bilhões — para ajudar o estado a enfrentar a calamidade. Os recursos foram enviados via parcerias com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Brasil e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Haddad também terá reuniões bilaterais, possivelmente com ministros da China ou dos Emirados Árabes Unidos.

Veja a programação de Haddad na Cidade do Cabo:

Sexta-feira (30/8)

8h30 – 9h: Reunião bilateral

9h30 – 11h: Cerimônia de abertura (evento aberto)

12h30 – 14h: Workshop do Conselho de Governadores sobre Plataformas de Financiamento em Moeda Local

14h – 16h: Sessão de Negócios da 9ª Reunião Anual do Conselho de Governadores

16h – 18h: Seminário de Destaque dos Governadores do NDB sobre Desbloquear o Financiamento para o Desenvolvimento Sustentável em Mercados Emergentes e Países em Desenvolvimento (evento aberto)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?