metropoles.com

Brics: Governo Lula lida com campo minado diplomático em 1ª reunião

Brasil assumiu a presidência do Brics em 2025 e governo Lula quer atenção nas agendas com a Rússia, China e Irã

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Canal Gov
imagem colorida de Lula, que participa de encontro do Brics, ao microfone - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Lula, que participa de encontro do Brics, ao microfone - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Canal Gov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve nessa quinta-feira (9/1) a sua primeira reunião sobre a posição do Brasil na presidência do Brics em 2025.

De acordo com interlocutores, a conversa teve tom preparatório, mas evidenciou a preocupação do Planalto com quais nomes convidar e quais deixar de fora dos encontros preparatórios e da Cúpula do bloco, que está programada para ocorrer em julho, no Rio de Janeiro.

A maior dúvida é sobre como se dará a participação da Rússia e, também, da China. Os russos enfrentam sanções por causa da guerra na Ucrânia, e o presidente Vladimir Putin é alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional.

Sobre os chineses, o cuidado envolve a guerra comercial promovida com a Europa e os Estados Unidos.

Participaram da reunião com Lula os ministros Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral).

Também compareceram a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior; o assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente da República, Celso Amorim; e o secretário de Política Econômica da Fazenda, Guilherme Mello.

Brasil na presidência

O Brics é formado originalmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Recentemente, mais membros aderiram: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. As agendas com os iranianos, em meio à guerra de Israel na Palestina, também é motivo de atenção.

O Brasil assumiu a presidência do Brics no dia 1/1 e segue até o fim de 2025. Em seu primeiro ato na presidência do bloco, o governo Lula anunciou que a Indonésia se juntara na condição de membro pleno.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?