Brasileiros relatam angústias e cobram governo para retornar do Canadá
Presos no país norte-americano em meio à pandemia de coronavírus, eles enfrentam situação de vulnerabilidade e pedem ação do Itamaraty
atualizado
Compartilhar notícia
Presos no Canadá em meio à pandemia de coronavírus, mais de 200 brasileiros vivem momentos de angústia e desespero. Os voos do país para o Brasil foram todos cancelados e, além disso, não há uma previsão concreta de restabelecimento das viagens. Eles reclamam do descaso das autoridades brasileiras e cobram alguma ação do Itamaraty para voltar para casa.
É o caso de Natali Rodrigues, de 31 anos, que não sabe como vai alimentar a filha, de 3 anos, no próximo mês. Ela e o marido estão desempregados e, na esperança de voltar ao Brasil, venderam praticamente tudo o que tinham. Agora, eles pedem retorno do governo brasileiro.
Natali se mudou para o país norte-americano em 2018, após o companheiro receber uma proposta de emprego. Eles deixaram o Brasil com intuito de dar uma vida melhor para a pequena. Contudo, por causa da crise de Covid-19, o marido foi dispensado do trabalho. Eles se desfizeram dos bens materiais, mas, quando foram comprar a passagem para voltar para casa, veio o drama.
“Nós só conseguiremos pagar mais esse mês de aluguel e contas. Toda a nossa reserva já gastamos. Não podemos trabalhar sem o visto de trabalho e a cidade está toda fechada, não contratam ninguém. Eu tenho uma filha de 3 anos e não sei como colocarei comida na mesa daqui a um mês”, lamentou Natali.
Situação de vulnerabilidade
Além da preocupação financeira, há também os que estão com a saúde em risco. Os brasileiros criaram um grupo no WhatsApp, onde discutem ações e relatam as dificuldades que vivem no Canadá. Entre eles, há idosos e pessoas com doenças, sem acesso a medicamentos. Segundo relatos, algumas estão desalojadas e sem condições de se manter.
“A passagem da minha mãe pela Air Canadá foi cancelada em 30 de março. Ela teve que comprar outra pra 04 de junho. Foi cancelada novamente e remarcada para 25 de junho e, de novo, cancelada. Agora somos um grupo de mais de 200 brasileiros tentando voltar do Canadá”, contou a jornalista Márcia Lins, que representa a mãe, Maria Elizabeth Lins, de 67 anos, presa no país estrangeiro.
Segundo Márcia, a mãe dela, que é hipertensa, é uma entre os idosos que estão em situação de risco. “A Air Canadá promete voltar a operar para o Brasil em Agosto, mas ainda é uma incerteza. No grupo, temos idosos, famílias, jovens, estudantes, trabalhadores, aposentados e crianças. Algumas já entregaram o aluguel e não têm onde morar. Há pessoas sem medicação, sem dinheiro para comida e para se sustentar no país”, contou.
“Tratativas”
Em resposta à súplica dos brasileiros, o Itamaraty divulgou uma nota na qual afirma que os consulados brasileiros no Canadá já “iniciaram as tratativas para verificar a possibilidade de voos especiais” para levá-los de volta para casa. Contudo, nenhuma solução oficial foi informada.
O Metrópoles procurou o Itamaraty questionando sobre as medidas a serem tomadas nesse caso, mas não teve retorno. O espaço continua aberto.