Brasileiro reconstitui face de escocesa enterrada há 4,2 mil anos
Os restos mortais da escocesa apelidada de Ava, que nasceu há cerca de 4.250 anos, foram descobertos em 1987 em Achavanich, na Escócia
atualizado
Compartilhar notícia
Um designer 3D brasileiro recriou a face de uma mulher da Idade de Bronze, tendo como base o crânio com cerca de 4.250 anos, encontrado na Escócia. Cícero Moraes é conhecido por trazer figuras históricas “de volta à vida” e lançou seu mais novo trabalho em 22 de junho, na revista OrtogoOnLineMag.
Os restos mortais da mulher foram descobertos em 1987, próximos a uma taça de cerâmica, em Achavanich, na Escócia. À época, os pesquisadores fizeram uma reconstrução da disposição dos ossos e concluíram que se tratava de uma mulher com cerca de 1,71 m de altura.
A partir da análise do DNA, foi possível também concluir que a mulher tinha olhos castanhos, cabelo preto e a pele em um tom levemente mais escuro do que a dos escoceses atuais.
Entre 2014 e 2017, um grupo de pesquisadores começou a conduzir outro trabalho sobre os restos mortais da mulher escocesa, chamado projeto Achavanich Beaker Burial, ou apenas projeto Ava. O nome foi responsável também pelo apelido dado à mulher, que passou a ser chamada de Ava, uma abreviação da cidade onde foi descoberta.
O designer brasileiro soube que os esboços do crânio de Ava e da taça de cerâmica estavam disponíveis gratuitamente no site Skechfab e começou a estudar sobre o projeto para fazer a reconstrução facial da escocesa.
“A reconstrução facial forense (RFF) ou aproximação facial forense (AFF) é uma técnica auxiliar de reconhecimento que reconstrói/aproxima a face de um indivíduo a partir do seu crânio. É utilizada quando há escassa informação para a identificação de um indivíduo”, explica Moraes em artigo sobre a descoberta na OrtogoOnLineMag.
Na publicação, o brasileiro diz que fez o projeto a partir do software Blender 3D, com auxílio da extensão OrtogOnBlender. Moraes complementou as estruturas faciais que faltavam no crânio e gerou a face dela com uma técnica de deformação anatômica.
Por fim, o especialista fez acabamentos nos detalhes do rosto de Ava e dos cabelos.