Brasileira ganha bolsa nos EUA para estudar a diáspora africana
Mariana Andrade da Silva estudará na Universidade de Austin, no Texas (EUA). A jovem é a primeira da família a conseguir uma bolsa de estudo
atualizado
Compartilhar notícia
Desde cedo, Mariana Andrade da Silva, baiana e moradora do Paranoá, no Distrito Federal, se interessou por direitos humanos. Inspirada pelas mulheres que a criaram, fez o curso de relações internacionais na Universidade de Brasília (UnB).
Apesar de se destacar nos estudos, ela sentia que faltava algo. Hoje, aos 28 anos e com mestrado em ciências políticas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), ela se prepara para desembarcar no Texas (EUA) e fazer doutorado em estudos sobre a diáspora africana, na Universidade de Austin.
“Não imaginava indo estudar lá. Estou muito feliz em começar esse novo capítulo, acho que vou aprender coisas novas. Mas, às vezes, a gente acha que vai para um lugar, e apenas ele nos ensina. Acho que tenho muito a agregar em outros espaços também. As minhas expectativas são as melhores”, conta Mariana.
Ela pretente, após concluir a nova etapa de formação acadêmica, voltar para o Brasil e trabalhar em organizações sociais e de desenvolvimento de políticas públicas.
Com o apoio de uma amiga, Mariana se increveu, há cerca de um ano, no programa Oportunidades Acadêmicas, idealizado pelo EducationUSA, órgão ligado ao Departamento de Estado Americano e que orienta brasileiros que queiram estudar no país norte-americano.
“Dentro do EducationUSA nós temos o programa Oportunidades Acadêmicas, voltado para apoiar comunidades de baixa renda e que possuem renda limitada”, explica Jefferson Couto, coordenador do Oportunidades Acadêmicas para graduação.
“O programa se compromete em oferecer todo o apoio acadêmico, com orientações, mentorias e informações, e todos os custos do processo de candidatura e provas. Nosso papel é viabilizar essa oportuinidade”, acrescentou.
Mariana Andrade inscreveu-se em nove universidades americanas e passou para duas delas, após um ano de estudos e dedicação. Com serenidade e confiança, ela se vê preparada para um novo capítulo da vida. “Estou muito animada com essa possibilidade de fazer doutorado, já que vou conseguir trabalhar com o que realizo”, celebra a estudante.
Feira EducationUSA
Para comemorar o bicentenário das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e o Brasil, o EducationUSA organiza uma feira gratuita para ensino superior nos Estados Unidos.
Em 25, 27 e 29 de agosto, mais de 40 universidades participarão da Feira EducationUSA 2024, com opções de faculdades de graduação, mestrado, doutorado e cursos de curta duração e de inglês no país. O evento ocorrerá em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
Para participar basta se inscever no site da feira educacional, de forma gratuita.