Brasil terá semana com tempestade e alto volume de chuvas. Veja onde
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas regiões do Brasil devem ter volumes de chuva que podem ultrapassar 100 mm
atualizado
Compartilhar notícia
A segunda semana de outubro será marcada por tempestades e grandes volumes de chuva em várias regiões do Brasil. De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até a próxima segunda-feira (14/10), a região centro-sul do país deve registrar maior número de precipitações, com volumes que podem ultrapassar 100,0 mm.
A previsão aponta que, no Centro-Oeste e Sudeste, há aumento de nebulosidade, com previsão de pancadas de chuvas, que podem ser volumosas, principalmente na quarta e quinta-feira (9 e 10/10), com possível queda de granizo. O Inmet explica que as mudanças estão associadas à convergência de umidade na porção central do Brasil.
Em algumas áreas, como norte do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, pode haver pancadas de chuva isoladas.
No Sul, a semana começa com tempestades no Rio Grande do Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, devido à atuação de um cavado — correntes de vento no céu que ajudam a formar as nuvens de tempestade. A partir de quarta-feira (10/10), a região pode ter chuvas que podem ultrapassar 70,0 mm. As condições ficarão mais estáveis no domingo (13/10).
Pancadas de chuva também podem atingir a Região Norte. As áreas de instabilidade associadas ao calor e alta umidade irão provocar pancadas de chuva no decorrer da semana, com valores acima de 50,0 mm no noroeste do Amazonas.
O Nordeste deve enfrentar um misto de tempo quente e seco, com algumas regiões podendo ter pancadas de chuva isoladas. Há, ainda, previsão de ventos costeiros e ventanias no interior da região, principalmente no fim da semana.
Temperaturas
Mesmo com as chuvas, as altas temperaturas devem permanecer em algumas regiões do país. A previsão aponta que, para os próximos dias, as temperaturas ficarão elevadas em áreas do Centro-Oeste e Norte do Brasil, com máximas podendo superar os 40°C no decorrer da semana.
Os baixos índices de umidade relativa do ar também devem atuar na parte central do país e no Nordeste.
Na sexta-feira (8/10), as temperaturas máximas podem ultrapassar os 40º em áreas do Norte e do Mato Grosso. As máximas podem superar os 35°C nos seguintes estados: Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.