metropoles.com

Brasil terá cerca de 1,4 milhão de automóveis elétricos em 2030

Pesquisa indica a venda de 1,4 milhão de automóveis elétricos para 2030. Cerca de 72 mil de 200 mil são totalmente elétricos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carros estacionados
1 de 1 Carros estacionados - Foto: null

A consultoria automotiva Bright Consulting prevê que 2024 deverá encerrar com 200 mil veículos eletrificados emplacados. A expectativa é que a presença desses automóveis continue crescendo ano após ano. Os veículos “totalmente elétricos representarão 2,35% do parque de veículos leves, estimado em 57 milhões de unidades para 2030″.

Os carros chamados eletrificados representam toda a gama de veículos voltados à sustentabilidade, como os carros 100% elétricos e também os híbridos.

O ano deve terminar com 72 mil dos 200 mil carros sendo totalmente elétricos. Segundo a consultoria, 55% desse volume virá de marcas chinesas, enquanto 65% serão veículos importados.

“Dessa frota, 87,5% ainda estará desprovida de um motor elétrico, o que demonstra que nossa dependência dos combustíveis líquidos fornecidos por postos de serviço durará ainda muito tempo”, destacou o diretor de Marketing do Bright Consulting, Cassio Pagliarini.

Segundo a pesquisa, “será necessária uma cuidadosa definição de regras fiscais para garantir a produção brasileira”, em razão do que aconteceu com a “taxa das blusinhas“.

Crescimento recente

As vendas de veículos eletrificados aumentaram de aproximadamente 47 mil unidades, em 2022, para 97 mil unidades em 2023, o que representa 4,3% das vendas totais do ano passado.

A tendência é que esse número aumente com o avanço da tecnologia.

Em 2022, diversas empresas buscaram alternativas eletrificadas para o transporte de mercadorias, resultando na venda de 933 veículos comerciais de pequeno porte e 714 caminhões elétricos.

Em 2023, esses números caíram, mas se recuperaram em 2024, com o aumento da participação de caminhões eletrificados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?