Brasil terá 2 milhões de pessoas afetadas pelo aumento do nível do mar
Ao menos 7 cidades brasileiras estão ameaçadas pelo aumento do nível do mar. População atingida pelo problema no Brasil soma 2 milhões
atualizado
Compartilhar notícia
Dois milhões de moradores do Brasil serão afetados pelo aumento do nível do mar, de acordo com uma lista de 100 cidades mapeadas em todo o mundo pela organização não governamental Climate Central.
O levantamento aponta que o país tem sete cidades ameaçadas de inundação pelo aumento do nível do mar, decorrente da emergência climática: Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos são as regiões ameaçadas pela água.
Nos últimos 30 anos, o nível do mar já aumentou 9cm e pode chegar a até 80cm até 2100. A população atingida por esta consequência da emergência climática chega a 800 milhões em todo o mundo.
Entretanto, uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) afirma que a elevação do mar no estado foi de 20cm nos últimos 73 anos e, até 2050, a elevação pode chegar a 36 cm.
Além do Brasil
As 100 cidades apontadas como em risco pela elevação do nível do mar pela Climate Central estão em 39 diferentes países. A Climate Central utiliza dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês).
Algumas das localidades já estão tomando medidas de adaptação para conviver com as transformações. O Rio de Janeiro, por exemplo, fez parceria com a agência espacial norte-americana Nasa para o monitoramento do nível do mar.
No Recife, algumas áreas de risco estão sendo desocupadas, e em Fortaleza deve ser construído um lago subterrâneo para conter o avanço da água.