metropoles.com

Brasil tem primeiro transplante de pulmão bem-sucedido após Covid

Um empresário de Maceió recebeu o órgão em São Paulo. Cirurgia levanta questões éticas sobre a fila do transplante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
Transplantado de pulmão por causa da Covid
1 de 1 Transplantado de pulmão por causa da Covid - Foto: Arquivo pessoal

O primeiro paciente a receber um transplante bem sucedido de pulmão após ter tido Covid-19 no Brasil é o empresário José Hipólito Correia Costa, 61 anos. No próximo dia 14 completará três meses desde a cirurgia e ele continua no hospital. O homem teve o órgão destruído pela doença com fibrose irreversível.

A previsão é de que o empresário possa ir para casa após completar 90 dias da operação, após quase sete meses de internação hospitalar, como mostra a Folha de S.Paulo.  A operação ocorreu no Hospital Israelita Albert Einstein, em na capital paulista.

Antes disso, a instituição havia feito um outro transplante pós-Covid, mas o primeiro paciente não sobreviveu. No mundo, foram documentados cerca de 50 procedimentos desde o início da pandemia, destaca o jornal.

“Se não tivesse ocorrido o transplante, certamente o paciente já teria morrido”, diz o cirurgião torácico Marcos Samano, coordenador de transplante pulmonar do Einstein e professor da USP.

Hipólito precisou recorrer à mesma terapia da qual faz uso o ator Paulo Gustavo, a ECMO. Ele passou 88 dias ligado à Membrana de Oxigenação Extracorpórea, que funciona como uma espécie de pulmão artificial que oxigena o sangue fora do corpo, substituindo temporariamente o órgão comprometido de maneira severa.

A cirurgia demorou 10 horas e envolveu sete profissionais e a situação atípica de ter um paciente conectado a duas Ecmos simultâneas: aquela à qual ele já estava ligado antes e outra usada durante o transplante.

Antes de fazer a operação, foi preciso consultar o Ministério da Saúde a respeito de questões éticas sobre a posição do paciente na fila do transplante. Só no estado de São Paulo, como noticia a Folha, há pelo menos cem pacientes à espera de um pulmão. No Einstein, são 35.

A favor do empresário havia o fato de que ele era muito saudável antes da Covid (caminhava 15 km diariamente na orla de Maceió) e, mesmo com a doença, seus outros órgãos estavam preservados.

A situação foi discutida na Câmara Técnica de Transplante de Pulmão, ligada ao Ministério da Saúde, que autorizou a cirurgia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?