Brasil tem oito aeroportos entre os mais pontuais. DF se destaca
Aeroporto de Brasília, que está na categoria “grandes”, ficou atrás dos de Osaka, no Japão, São Petersburgo, na Rússia, e Honolulu, nos EUA
atualizado
Compartilhar notícia
O ranking anual da OAG, consultoria que analisa a aviação mundial, colocou nove aeroportos brasileiros entre os mais pontuais do mundo. Os terminais de Brasília e de Guarulhos, em São Paulo, se destacaram na avaliação.
O Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, se destacou entre os muito grandes, na quarta colocação, com 81,39% dos voos no horário. Ficou atrás apenas dos aeroportos de Istambul, na Turquia, Mineápolis e de Detroit, ambos nos Estados Unidos.
Também na quarta colocação, o Aeroporto de Brasília, que está na categoria dos grandes, ficou atrás dos de Osaka, no Japão, São Petersburgo, na Rússia, e Honolulu, nos EUA, com 85,4% dos voos dentro do horário.
Na mesma lista está o Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, em 12º lugar, com 82,21% de pontualidade, na frente de grandes hubs mundiais, como o de Abu Dhabi, por exemplo, que ocupa a 14ª posição.
O documento traz a lista com os 20 mais pontuais nas categorias pequenos (2,5 milhões a 5 milhões de assentos), médios (5 milhões a 10 milhões de assentos), grandes (10 milhões a 20 milhões de assentos), muito grandes (20 milhões a 30 milhões de assentos) e megas (mais de 30 milhões de assentos).
Na categoria dos médios, o Brasil aparece com quatro aeroportos. Recife, na sétima posição (82,64%) é o mais bem colocado. Ele é seguido pelo Galeão, no Rio (82,06%), na nona posição, Belo Horizonte (81,55%), na décima colocação, e Santos Dumont, também na capital fluminense, no 15º lugar, com 80,91% de pontualidade.
Já entre os aeroportos pequenos, Forteza e Curitiba representaram o país. A capital cearense ficou na 11ª posição, empatada com Kagoshima, no Japão, ambas com 83,34% de pontualidade. Já a cidade paranaense entrou na 18ª posição, com pontualidade de 82.49%
Destaque para Brasília
O Aeroporto de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek foi eleito o quarto terminal aéreo de grande porte mais pontual do mundo. O de Congonhas (SP) é o outro único terminal brasileiro a ocupar uma das 20 posições no mesmo ranking.
É considerado pontual o voo que chega ao destino ou decola em tempo inferior a 15 minutos da programação. Em Brasília, 85,40% dos voos analisados estão dentro da margem de pontualidade.