metropoles.com

Brasil tem 1,3 mil cobras registradas em cativeiro. Veja onde achá-las

Os animais estão em estabelecimentos comerciais e de pesquisa científica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ibram/Divulgação
cobra
1 de 1 cobra - Foto: Ibram/Divulgação

O Brasil tem 1.315 cobras registradas vivendo em cativeiro, de acordo informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) analisadas pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles.

Desse total, 1.242, ou 94%, estão em instituições com fins científicos. As outras 73 serpentes estão em estabelecimentos comerciais, como museus e aquários.

Na semana passada, um estudante de veterinária do Distrito Federal chegou ao pronto-socorro de um hospital no Gama após ser piscado por uma Naja. O animal não é natural do Brasil e não há registro de nenhum bicho da espécie no Ibama.  Depois disso, outras 32 serpentes foram resgatadas pelo órgão ambiental em sete dias.

De acordo com o Ibama, cobras peçonhentas podem ser criadas apenas com fins comerciais por instituições famacêuticas. Se o criador tiver o intuito de conservação, o animal só pode ser colocado em cativeiro quando não puder voltar à natureza, por diversos motivos, como ter sido vítima de maus-tratos. No caso de espécies não venenosas, o interessado deve solicitar autorização junto ao órgão ambiental do estado.

A instituição com a maior quantidade de serpentes registradas é o Butantan, referência na pesquisa biológica no Brasil, com 790 indivíduos. É de lá, inclusive, que veio o soro aplicado no estudante brasiliense. Em seguida vem a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com 271 cobras, e a Universidade Federal da Bahia, com 181. O gráfico a seguir traz o ranking total.

Na separação por especie, a campeã disparada é a cascavel, com 271 cobras registradas em cativeiro. O animal é naturalmente encontrado no Brasil. Em seguida vem a Jararaca-Malha-de-sapo, com 192 unidades. As jararacas são as maiores responsáveis pelas 26 mil picadas de serpentes registradas anualmente no Brasil. O ranking a seguir apresenta as cinco espécies com a maior quantidade de registro no Brasil.

Desde 2010, mais de mil pessoas morreram por conta de picadas de cobras no país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?