metropoles.com

Brasil se pronuncia sobre veto de Israel a agência da ONU: “Grave”

Parlamento de Israel aprovou dois projetos que barram a operação da UNRWA no país, o que pode afetar a assistência para palestinos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Getty Images
Funcionários da UNRWA
1 de 1 Funcionários da UNRWA - Foto: Reprodução/ Getty Images

O Brasil disse acompanhar com preocupação o veto de Israel contra a Agência das Nações Unidas para refugiados palestinos (UNRWA), e chamou a atitude de violação contra o direito internacional. O posicionamento brasileiro aconteceu por meio de comunicado, divulgado pelo Itamaraty nesta terça-feira (29/10).

“O governo brasileiro recebeu com grave preocupação a aprovação pelo parlamento israelense de leis que visam a inviabilizar as operações da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA) na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, e na Faixa de Gaza”, disse o Ministério das Relações Exteriores.

Segundo a diplomacia brasileira, “a medida ignora a gravidade da catástrofe humanitária em Gaza” e põem em risco os palestinos que necessitam de assistência no enclave, palco da guerra entre Israel e Hamas que já dura mais de um ano.

“Constitui, ademais, flagrante violação do direito internacional, confrontando inclusive decisões da Corte Internacional de Justiça, de caráter juridicamente vinculante, a respeito da obrigação da potência ocupante de garantir o acesso humanitário aos cidadãos dos territórios palestinos ocupados”, afirmou o Itamaraty.

A declaração do governo brasileiro surge horas após o Parlamento de Israel, Knesset, aprovar dois projetos de lei para impedir que a URNWA atue no território israelense. Na prática, a decisão pode reduzir a capacidade de envio de ajuda para a população da Faixa de Gaza e Cisjordânia ocupada.

Uma das principais alegações do governo de Benjamin Netanyahu é de que a agência, assim como outros órgãos ligados à Organização das Nações Unidas (ONU), tem ligação com grupos extremistas da região como o Hamas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?