metropoles.com

Brasil retomará relações com a Venezuela de Maduro, diz Mauro Vieira

Segundo o futuro ministro das Relações Exteriores, a embaixada brasileira na Venezuela será reaberta junto ao governo de Nicolás Maduro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Nicolás Maduro
1 de 1 Nicolás Maduro - Foto: Reprodução/Twitter

O futuro ministro das Relações Exteriores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Mauro Vieira, afirmou nesta quarta-feira (14/12) que o presidente eleito determinou a retomada de relações com a Venezuela e com Nicolás Maduro. Em 2019, o governo Jair Bolsonaro (PL) reconheceu Juan Guaidó, presidente autointitulado, como o Chefe de Estado do país.

Segundo Vieira, a situação deve mudar com a posse de Lula, com a reabertura da embaixada brasileira na Venezuela. “O presidente instrui que restabelecêssemos as relações com a Venezuela, o que faremos a partir do dia 1º de janeiro, enviando em um primeiro momento um encarregado de negócios e reabrir a embaixada. Posteriormente, vamos indicar um embaixador junto ao governo venezuelano”, disse durante entrevista coletiva.

Maduro na posse de Lula

Sobre a presença de Maduro na cerimônia de posse de Lula, o embaixador Fernando Igreja, responsável pela solenidade, afirmou que o tema ainda está em aberto. O presidente venezuelano foi impedido de entrar no Brasil por determinação de Bolsonaro.

“Teria de entrar no país antes do dia 1º. Até lá, há um impedimento da entrada do Maduro e de outras autoridades da Venezuela. Não sabemos se estará presente, mas estamos mantendo contato. Isso não foi conversado com a atual administração do Itamaraty”, afirmou Igreja.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?