Brasil retomará relações com a Venezuela de Maduro, diz Mauro Vieira
Segundo o futuro ministro das Relações Exteriores, a embaixada brasileira na Venezuela será reaberta junto ao governo de Nicolás Maduro
atualizado
Compartilhar notícia
O futuro ministro das Relações Exteriores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Mauro Vieira, afirmou nesta quarta-feira (14/12) que o presidente eleito determinou a retomada de relações com a Venezuela e com Nicolás Maduro. Em 2019, o governo Jair Bolsonaro (PL) reconheceu Juan Guaidó, presidente autointitulado, como o Chefe de Estado do país.
Segundo Vieira, a situação deve mudar com a posse de Lula, com a reabertura da embaixada brasileira na Venezuela. “O presidente instrui que restabelecêssemos as relações com a Venezuela, o que faremos a partir do dia 1º de janeiro, enviando em um primeiro momento um encarregado de negócios e reabrir a embaixada. Posteriormente, vamos indicar um embaixador junto ao governo venezuelano”, disse durante entrevista coletiva.
Maduro na posse de Lula
Sobre a presença de Maduro na cerimônia de posse de Lula, o embaixador Fernando Igreja, responsável pela solenidade, afirmou que o tema ainda está em aberto. O presidente venezuelano foi impedido de entrar no Brasil por determinação de Bolsonaro.
“Teria de entrar no país antes do dia 1º. Até lá, há um impedimento da entrada do Maduro e de outras autoridades da Venezuela. Não sabemos se estará presente, mas estamos mantendo contato. Isso não foi conversado com a atual administração do Itamaraty”, afirmou Igreja.