metropoles.com

Brasil registra recorde de mortes por dengue em 2023

Com 1.079 mortes por dengue em 2023, o Brasil enfrenta desafios enquanto o Ministério da Saúde intensifica ações preventivas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (27/12), o Brasil bateu recorde de mortes por dengue no ano de 2023. Foram 1.079 mortes pela doença, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Anteriormente, o maior número de óbitos tinha sido em 2022, quando chegou a 1.053 registros. Em seguida, vem o ano de 2015, com 986 mortes.

O Ministério da Saúde, por meio de nota, informou que, com a previsão de aumento de casos, cerca de 11,7 mil profissionais de saúde foram capacitados em 2023 para manejo clínico, vigilância e controle de arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela).

“O Ministério da Saúde vai investir R$ 256 milhões no fortalecimento da vigilância das arboviroses. O momento é de intensificar os esforços e as medidas de prevenção por parte de todos para reduzir a transmissão das doenças. Para evitar o agravamento dos casos, a população deve buscar o serviço de saúde mais próximo ao apresentar os primeiros sintomas”, informa a nota.

Ainda de acordo com a pasta, na última quinta-feira (21/12), a vacina contra a dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, não será utilizada em larga escala em um primeiro momento, pois o laboratório fabricante, Takeda, tem capacidade restrita de fornecimento.

O Ministério informou que a vacinação desse primeiro lote será focada em regiões e públicos prioritários, prevista para ocorrer nas primeiras semanas de janeiro.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?