Brasil registra calor de 40°C e umidade relativa do ar abaixo de 10%
Calor deve se prolongar durante a semana. Capitais registraram até 40°C no último fim de semana
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil registrou calor intenso, com temperaturas acima dos 40°C no fim de semana. No Centro-Oeste, os termômetros marcaram mais de 40°C, enquanto no Paraná a temperatura chegou a quase 39°C. Em Rondônia, a temperatura foi de 28°C e, no interior de São Paulo, alcançou 37°C.
Os níveis de umidade relativa do ar ficaram abaixo de 15%, especialmente no Centro-Oeste, no interior de São Paulo, em Minas Gerais e no interior do Paraná.
São Paulo registrou temperatura máxima de 32,5°C durante a tarde de domingo (18/8), de acordo com o Climatempo. Curitiba também teve temperatura máxima de 31,2°C, a mais alta desde 21 de março, quando chegou a 32,1°C.
A capital do Mato Grosso, Cuiabá, registrou 42°C, enquanto Palmas, em Tocantins, alcançou 37,3°C, mesma temperatura de Porto Velho, em Rondônia.
Semana de calor
De acordo com o portal Meteored, o calor deve continuar durante a semana, com temperaturas próximas aos 40°C previstas para as regiões Sul e Sudeste. A região Sul e o leste do Sudeste podem ter um alívio com o frio na terça-feira (20/8) devido à influência dos ventos do sul, que trazem ar mais frio.
Na quarta-feira (21/8), uma baixa pressão se formará entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e a Argentina, o que fortalecerá o transporte de calor para o centro-sul do Brasil.
As temperaturas máximas nas capitais das regiões Sul e Sudeste serão: 24°C, em Porto Alegre; 21°C, em Florianópolis; 28°C, em Curitiba; 30°C, em São Paulo; 27°C, no Rio de Janeiro; 31°C, em Belo Horizonte; e 30°C, em Vitória. No Centro-Oeste e na Região Norte, as temperaturas máximas podem chegar a 43°C.