Brasil registra 35.017 denúncias de abuso contra idosos em 2022
Segundo a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, entre janeiro e 3 de junho, a média de registros do gênero foi de 227 casos por dia
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil registrou, entre janeiro e 3 de junho deste ano, 35.017 denúncias de violações de direitos humanos contra idosos. A média é de 227 casos reportados por dia. Os dados foram revelados pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH).
A violência contra o idoso representa 22% de todas as denúncias registradas pelo órgão, levando em consideração também casos contra a mulher, a criança e o adolescente, moradores de rua, pessoas LGBTI+ e pessoas portadoras de deficiência.
Segundo a organização, as denúncias saltaram durante a pandemia. Em 2019, antes da Covid-19, foram feitas 17.566 denúncias nesse mesmo período. Já em 2021 o número foi para 40.091. Em 2021, também entre janeiro e junho, 35.100 casos foram reportados.
Os dados da ONDH mostram que o tipo de violência mais frequente é a exposição de risco à saúde, seguido de maus tratos e agressão. De acordo com a análise, 87% dos casos acontecem na casa onde o idoso mora. Os filhos são os principais agressores, representando o papel de suspeitos em 16 mil casos. Outras 2,4 mil denúncias são contra vizinhos e 1,8 mil contra netos das vítimas.
Além de violência física e lesão corporal, a violência psicológica é frequente. São exemplos o abandono, xingamentos e humilhações e atos que levem o idoso à tristeza, depressão e outros distúrbios. Abuso econômico, quando os parentes se apropriam dos bens e recursos do idoso via intimidação ou sem consentimento, também é frequente.
A faixa etária em que há maior incidência desses abusos é entre os 70 e os 74 anos, com 5,9 mil registros. Na sequência idosos de 60 a 64 anos , com 5,8 mil denúncias.
Junho é o mês da conscientização sobre violência contra idosos, o Junho Violeta, criado pela Organização das Nações Unicas (ONU) em 2006. Segundo a OMS, ao menos 15,7% dos idosos do mundo sofrem algum tipo de violência.
As denúncias de violações dos direitos humanos podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Direitos Humanos, o Disque 100. O serviço recebe ligações 24h por dia, em todos os dias, incluindo fins de semana e feriados. As denúncias são registradas de qualquer lugar do Brasil, a ligação é gratuita e há possibilidade de contatar também via WhatsApp (61 99656 5008), além do telefone.
Outra possibilidade é efetuar a denúncia via aplicativo Direitos Humanos Brasil, que permite o indivíduo com deficiência registrar o caso com recursos de acessibilidade. Qualquer delegacia da Polícia Civil também registra as denúncias.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente