metropoles.com

Brasil registra 35.017 denúncias de abuso contra idosos em 2022

Segundo a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, entre janeiro e 3 de junho, a média de registros do gênero foi de 227 casos por dia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Idoso olhando através da janela
1 de 1 Idoso olhando através da janela - Foto: Getty Images

O Brasil registrou, entre janeiro e 3 de junho deste ano, 35.017 denúncias de violações de direitos humanos contra idosos. A média é de 227 casos reportados por dia. Os dados foram revelados pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH).

A violência contra o idoso representa 22% de todas as denúncias registradas pelo órgão, levando em consideração também casos contra a mulher, a criança e o adolescente, moradores de rua, pessoas LGBTI+ e pessoas portadoras de deficiência.

Segundo a organização, as denúncias saltaram durante a pandemia. Em 2019, antes da Covid-19, foram feitas 17.566 denúncias nesse mesmo período. Já em 2021 o número foi para 40.091. Em 2021, também entre janeiro e junho, 35.100 casos foram reportados.

Os dados da ONDH mostram que o tipo de violência mais frequente é a exposição de risco à saúde, seguido de maus tratos e agressão. De acordo com a análise, 87% dos casos acontecem na casa onde o idoso mora. Os filhos são os principais agressores, representando o papel de suspeitos em 16 mil casos. Outras 2,4 mil denúncias são contra vizinhos e 1,8 mil contra netos das vítimas.

Além de violência física e lesão corporal, a violência psicológica é frequente. São exemplos o abandono, xingamentos e humilhações e atos que levem o idoso à tristeza, depressão e outros distúrbios. Abuso econômico, quando os parentes se apropriam dos bens e recursos do idoso via intimidação ou sem consentimento, também é frequente.

A faixa etária em que há maior incidência desses abusos é entre os 70 e os 74 anos, com 5,9 mil registros. Na sequência idosos de 60 a 64 anos , com 5,8 mil denúncias.

Junho é o mês da conscientização sobre violência contra idosos, o Junho Violeta, criado pela Organização das Nações Unicas (ONU) em 2006. Segundo a OMS, ao menos 15,7% dos idosos do mundo sofrem algum tipo de violência.

As denúncias de violações dos direitos humanos podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Direitos Humanos, o Disque 100. O serviço recebe ligações 24h por dia, em todos os dias, incluindo fins de semana e feriados. As denúncias são registradas de qualquer lugar do Brasil, a ligação é gratuita e há possibilidade de contatar também via WhatsApp (61 99656 5008), além do telefone.

Outra possibilidade é efetuar a denúncia via aplicativo Direitos Humanos Brasil, que permite o indivíduo com deficiência registrar o caso  com recursos de acessibilidade. Qualquer delegacia da Polícia Civil também registra as denúncias.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?