Brasil reciclou quase 98,7% do total de latinhas consumidas em 2021
País mantém patamar de reciclagem de latas acima de 95% nos últimos 10 anos, segundo a Abralatas. Índice do ano passado é recorde
atualizado
Compartilhar notícia
Dados divulgados nesta quarta-feira (13/4) pela iniciativa Recicla Latas mostram que o Brasil alcançou índice recorde na reciclagem de latas de alumínio em 2021: 98,7%.
Foram recicladas 415,5 mil toneladas, o equivalente a 33 bilhões de latinhas. Os dados revelam aumento na comparação com o período anterior, quando o índice de obtido foi de 97,4% de reciclagem.
Para o presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), Cátilo Cândido, o Brasil se consolida como referência mundial na área.
“Estamos entre os três países que mais produzem latas de alumínio para bebidas, e em 1º lugar entre os que mais reciclam”, afirmou.
O setor mantém o patamar de reciclagem acima de 95% nos últimos 10 anos, o que significa reduzir a emissão de 16 milhões de toneladas de gases de efeito estufa e economizar o consumo de energia elétrica em 70%, o suficiente para abastecer por um ano todas as casas do estado de Goiás.
O setor gera renda para mais de 800 mil catadores de materiais recicláveis, profissionais fundamentais nas soluções de coleta seletiva, triagem e destinação adequada de resíduos sólidos.
“Acreditamos que essa é uma vitória de todos os envolvidos no bem sucedido sistema de reciclagem brasileiro, no qual fabricantes e recicladoras são parte fundamental do processo”, disse Cândido.