metropoles.com

Brasil recebe 1,5 milhão de doses da Janssen nesta terça, diz Queiroga

Chegada foi confirmada pelo ministro da Saúde durante audiência no Senado Federal nesta segunda-feira (21/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
vacinação são paulo
1 de 1 vacinação são paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o Brasil receberá, na terça-feira (22/6), 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen contra a Covid-19. Os fármacos pousam no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 6h45 da manhã.

A declaração foi dada na manhã desta segunda-feira (21/6), durante audiência da Comissão Temporária da Covid-19 no Senado Federal.

Queiroga presta esclarecimentos sobre o Plano Nacional de Imunização (PNI) e sobre medidas de combate à pandemia. A comissão é presidida pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO).

O chefe da pasta federal reafirmou que toda a população brasileira acima dos 18 anos deve ser imunizada com a primeira dose da vacina até setembro deste ano. Na audiência, ressaltou que essa é uma meta “bastante razoável”.

O Brasil tem um contrato vigente para a aquisição de 38 milhões de doses da Janssen. No começo de junho, Marcelo Queiroga anunciou que o laboratório anteciparia a entrega de 3 milhões de unidades das vacinas. Elas estavam com chegada prevista para a última semana, mas a empresa atrasou o envio dos fármacos.

“Essas vacinas estavam previstas no nosso calendário para o último trimestre do ano. Lamentavelmente não foi possível a chegada dessas 3 milhões de doses”, disse o cardiologista. Agora, a expectativa é que 1,5 milhão de unidades da fórmula desenvolvida pelo laboratório cheguem nesta semana.

3 imagens
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na CPI da Covid
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na CPI da Covid
1 de 3

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na CPI da Covid

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na CPI da Covid

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na CPI da Covid

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Vacina da Janssen

A data de chegada dos imunizantes era preocupação de alguns gestores estaduais, tendo em vista que o prazo de validade das vacinas termina no dia 27 de junho. Na última segunda-feira (14/6), no entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a ampliação da vigência.

Agora, os imunizantes podem ser utilizados em um período de até quatro meses e meio, em temperatura entre 2ºC  e 8ºC. O prazo de expiração, anteriormente, era de três meses. O pedido de ampliação foi feito em 10 de junho, e a vacina está aprovada para uso emergencial desde 31 de março.

Para a decisão, a Anvisa considerou os estudos de qualidade apresentados pela empresa e a determinação do FDA (órgão equivalente à agência nos Estados Unidos) sobre o assunto. Meiruze Freitas, diretora relatora do pedido, afirma que a aprovação permite ampliação imediata do acesso ao imunizante.

A vacina da Janssen é eficaz contra a Covid-19 com apenas uma aplicação – portanto, 3 milhões de doses equivalem a 3 milhões de pessoas protegidas. O país tem contrato firmado com a farmacêutica para o fornecimento de 38 milhões de unidades do fármaco.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?