metropoles.com

Brasil recebe 1 milhão de vacinas Janssen contra a Covid nesta sexta

É a segunda remessa de vacinas do laboratório que o país recebe, com doses contratadas em um acordo para aquisição de 38 milhões de unidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Agência Saúde DF
Vacina Janssen chega ao df congelada
1 de 1 Vacina Janssen chega ao df congelada - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

O Brasil recebeu, nesta sexta-feira (12/11), 1 milhão de doses de vacinas da Janssen contra a Covid-19. A chegada dos imunizantes foi comunicada nas redes sociais pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.

Esta é a segunda remessa de vacinas do laboratório que o país recebe, com doses contratadas em um acordo para aquisição de 38 milhões de unidades do imunizantes.

3 imagens
Vacina da Janssen
Vacina da Janssen
1 de 3

Vacina da Janssen

Breno Esaki/Agência Saúde DF
2 de 3

Vacina da Janssen

Breno Esaki/Agência Saúde DF
3 de 3

Vacina da Janssen

Breno Esaki/Agência Saúde DF

Do total de doses adquiridas, o Brasil recebeu 1,8 milhão em junho, e mais 1 milhão nesta sexta. As demais unidades chegam ao país até o fim do ano: serão 7,7 milhões entregues em novembro e 28,4 milhões em dezembro.

Confira post do secretário-executivo sobre o assunto:

Além das doses compradas, o Brasil também recebeu, em junho, 4 milhões de doses da Janssen, doadas pelo governo dos Estados Unidos.

O imunizante tem autorização para uso emergencial no Brasil, concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O fármaco é o único de dose única em utilização no país.

Vacinas disponíveis

Além da Janssen, o país conta com outras três vacinas contra a Covid-19 aprovadas junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a imunização dos brasileiros.

O imunizante Coronavac, produzido pelo Instituto Butantan, tem autorização de uso emergencial junto ao órgão regulador. O país comprou 100 milhões de doses do laboratório. Todas as unidades já foram entregues ao governo federal, que não pretende firmar novos contratos com o instituto para aquisição do imunizante.

O Brasil também tem dois contratos firmados com a farmacêutica Pfizer, cujo imunizante tem autorização de uso definitivo no país e já foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os acordos são para envio de 200 milhões de doses — 100 milhões em cada contrato.

Também há um terceiro contrato em tratativa com a Pfizer para compra de mais 100 milhões de vacinas. Essas doses, no entanto, devem chegar ao país apenas em 2022.

O vacinação contra a Covid-19 no Brasil também conta com doses da AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz. São dois contratos: um de 100 milhões de doses, já finalizado, e outro de 75 milhões de vacinas, ainda em vigência. O governo também firmou acordo com o laboratório para compra de 120 milhões de imunizantes em 2022.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?