metropoles.com

Brasil pode fechar acordo com EUA sobre Centro de Alcântara

A expectativa é fechar a parceria até início de 2019

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lisandra Paraguassu/Estadão
1506545487413
1 de 1 1506545487413 - Foto: Lisandra Paraguassu/Estadão

O Brasil espera fechar um acordo com os Estados Unidos para a utilização comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, até o início de 2019.

“É um país [EUA] que domina plenamente a área de espaço e queremos começar com boas parcerias. Nossa expectativa é que ele [o acordo] esteja pronto no início de 2019”, afirmou nesta sexta-feira (14/9) o major-brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar, presidente da Comissão de Coordenação de Implantação de Sistemas Espaciais.

Após o fracasso da primeira tentativa de parceria em 2000 – que teve pontos questionados e não foi aprovada –, o Ministério da Defesa brasileiro iniciou uma nova negociação com os Estados Unidos no fim do ano passado.

O compromisso previa área exclusiva para os norte-americanos dentro do centro de lançamento e a possibilidade de transitarem com material pela área sem passar por inspeção do Exército brasileiro.

Esses pontos foram eliminados no novo projeto, segundo o militar. “Esse acerto de 2000 era muito desigual para o Brasil, com propostas impossíveis de serem atendidas”, avaliou o major-brigadeiro. “Fizemos um apanhado das críticas das comissões dentro do Congresso e ele foi modificado para se tornar mais palatável e ser aprovado pelos parlamentares. Os EUA flexibilizaram e [o documento] avançou significantemente”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?