Brasil pode fechar acordo com EUA sobre Centro de Alcântara
A expectativa é fechar a parceria até início de 2019
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil espera fechar um acordo com os Estados Unidos para a utilização comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, até o início de 2019.
“É um país [EUA] que domina plenamente a área de espaço e queremos começar com boas parcerias. Nossa expectativa é que ele [o acordo] esteja pronto no início de 2019”, afirmou nesta sexta-feira (14/9) o major-brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar, presidente da Comissão de Coordenação de Implantação de Sistemas Espaciais.
Após o fracasso da primeira tentativa de parceria em 2000 – que teve pontos questionados e não foi aprovada –, o Ministério da Defesa brasileiro iniciou uma nova negociação com os Estados Unidos no fim do ano passado.
O compromisso previa área exclusiva para os norte-americanos dentro do centro de lançamento e a possibilidade de transitarem com material pela área sem passar por inspeção do Exército brasileiro.
Esses pontos foram eliminados no novo projeto, segundo o militar. “Esse acerto de 2000 era muito desigual para o Brasil, com propostas impossíveis de serem atendidas”, avaliou o major-brigadeiro. “Fizemos um apanhado das críticas das comissões dentro do Congresso e ele foi modificado para se tornar mais palatável e ser aprovado pelos parlamentares. Os EUA flexibilizaram e [o documento] avançou significantemente”, disse.