Brasil pedirá a Milei extradição de 65 foragidos do 8 de Janeiro
Parte dos foragidos do 8 de Janeiro pediu refúgio ao governo da Argentina. PF fez operação para prender 208 alvos nessa quinta
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil pedirá ao governo da Argentina a extradição de 65 foragidos, todos vinculados aos atos de 8 de janeiro de 2023, no âmbito da Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal.
A lista com os pedidos de extradição dos foragidos investigados deve ser encaminhada na semana que vem.
A PF enviará ao Supremo Tribunal Federal (STF) os dados dos foragidos que estão na Argentina. O STF é responsável por emitir a ordem de extradição, enquanto o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça, fará o pedido.
A Polícia Federal impediu que alguns foragidos passassem pelas barreiras migratórias, e parte dos investigados solicitou refúgio ao governo Milei.
No pedido da PF, haverá a inclusão do nome dos investigados na “rede Anfast de capturas da Ameripol”.
De acordo com um assessor do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ocasião será um teste para a cooperação entre os dois países e possibilitará avaliar se a Argentina irá seguir, ou não, as vias jurídicas internacionais.
Lesa Pátria
Nessa quinta (6/6), os policiais cumpriram 208 medidas judiciais expedidas pelo STF, como prisões e recolocação de tornozeleiras eletrônicas, em 18 estados e no Distrito Federal. Até o momento, 50 pessoas foram presas e 159 estão foragidas.