“Brasil não tem melhor parceiro do que os EUA”, diz embaixadora norte-americana ao chegar no DF
Nova embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Bagley desembarcou nesta quarta-feira (1º/2) em Brasília. Ela destacou cooperação entre países
atualizado
Compartilhar notícia
Nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley desembarcou por volta das 0h15 desta quarta-feira (1º/2) em Brasília. A diplomata reforçou o compromisso dos EUA com a democracia e sinalizou uma política de estreitamento na relação do país norte-americano com o governo brasileiro. Sua fala foi clara em relação a uma cooperação entre os dois países.
“Trago o total apoio da Casa Branca, do Departamento de Estado e de todas as agências do governo dos Estados Unidos para expandir e aprofundar nossa colaboração. Gostaria de ressaltar – o Brasil não tem melhor parceiro do que os Estados Unidos. Seja no apoio ao crescimento econômico compartilhado e inclusivo, na promoção da paz e da segurança, no combate ao desmatamento e às mudanças climáticas, na parceria sobre direitos humanos, na criação de maiores oportunidades para as mulheres ou na proteção e fortalecimento da democracia, os Estados Unidos são um parceiro natural e comprometido com o Brasil”, disse Bagley.
A diplomata também afirmou que Brasil e Estados Unidos são “amigos que pensam da mesma forma em uma série de questões relevantes” e disse estar ansiosa para começar a trabalhar imediatamente.
Bagley discursou à imprensa logo após seu desembarque no Aeroporto Internacional de Brasília. A diplomata, porém, não respondeu perguntas de jornalistas. A embaixada informou que sua nova representante só deve conversar com com jornalistas após apresentar suas credenciais.
Espaço vago
Elizabeth Bagley chega para ocupar uma cadeira vaga há 18 meses, desde a aposentadoria de Todd Chapman. De perfil considerado mais político que seu antecessor, ela foi indicada pelo presidente Joe Biden em janeiro de 2022 e, desde então, se movimentou para que o Senado aprovasse seu nome, o que aconteceu em dezembro último.
Ainda não há data certa para que a embaixadora apresente suas credenciais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso é necessário para que ela possa exercer, de fato, sua função. Nos bastidores, a previsão é que isso aconteça na próxima sexta-feira (3/2). Ela, em tempo, acompanha o brasileiro na sua visita a Washington, planejada pra o próximo dia 10, quando irá se encontrar com Biden na Casa Branca.
Quem é Elizabeth Bagley
Elizabeth Bagley foi embaixadora em Portugal entre 1994 e 1997. Ela tem mais de 40 anos de atuação na diplomacia e direito internacional. Durante duas décadas, esteve no Departamento de Estado do governo dos EUA e foi assistente no acordo de Camp David para o acordo de paz entre Israel e o Egito.
A embaixadora também acumula serviços prestados como assessora sênior dos secretários de Estado John Kerry, Hillary Clinton e Madeleine Albright. Bagley também atuou como representante especial na Assembleia Geral das Nações Unidas, representante especial para Parcerias Globais.