metropoles.com

“Brasil não pode se omitir”, diz Helder Barbalho sobre posse de Maduro

Governador do Pará disse que os defensores da democracia precisam “abominar a ditadura de Maduro”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Helder Barbalho, Governador do Pará, fala à imprensa no Palácio do Planalto. Ele fala diante de um púlpito - Metrópoles
1 de 1 Helder Barbalho, Governador do Pará, fala à imprensa no Palácio do Planalto. Ele fala diante de um púlpito - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), cobrou uma postura mais incisiva do governo brasileiro em relação à Venezuela, e disse que defensores da democracia devem “abominar a ditadura de Maduro”. A declaração do político aconteceu nesta sexta-feira (10/1), o mesmo dia em que está prevista a posse presidencial venezuelana. 

“Quem defende a democracia tem de abominar a ditadura de Maduro e condenar a opressão do regime”, escreveu Barbalho em uma publicação no X. “Não podemos fazer condenações seletivas a golpistas. o Brasil não pode se omitir: fora Maduro!”.

Apesar do pedido de Barbalho e das críticas internacionais quanto a legitimidade da vitória de Maduro, o Brasil participará do evento que pode coroar o herdeiro político de Hugo Chávez com um terceiro mandato presidencial.

O governo brasileiro será representado pela embaixadora do Brasil em Caracas, Gilvânia Maria de Oliveira. Após meses de tensões diplomáticas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não participar do evento.

Grande parte da comunidade internacional não reconhece a reeleição de Maduro nas últimas eleições do país, realizadas em julho de 2024. Mesmo sem dados que sustentem sua vitória, o líder chavista teve sua vitória ratificada por autoridades venezuelanas, e promete assumir a presidência da Venezuela por mais seis anos.

Contudo, o atual presidente pode enfrentar problemas com a oposição. A promessa de Edmundo González, que disputou as eleições presidenciais contra Maduro, é de retornar ao país para assumir o Palácio de Miraflores. Segundo a oposição, o ex-embaixador foi o verdadeiro vencedor do pleito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?