metropoles.com

Brasil não fecha acordo de carne com Japão, mas está “confiante”

Primeiro-ministro japonês visitou o Palácio do Planalto nesta sexta-feira (3/5). Brasil deseja estabelecer mais parcerias comerciais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida do presidente Lula em aperto de mão com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, no Palácio do Planalto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula em aperto de mão com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, no Palácio do Planalto - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, chegou ao Palácio do Planalto nesta sexta-feira (3/5) e se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após a tradicional subida da rampa, as autoridades entraram para uma reunião fechada e falaram com a imprensa em seguida.

Havia expectativa que os presidentes tratassem de dois temas principais: a exportação de carne brasileira para os japoneses e a cooperação em atos pelo meio ambiente.

Ao fim do evento, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, confirmou que o acordo de exportação não está fechado ainda, mas caminhou. “Estamos confiantes”, disse.

Segundo Fávaro, é preciso eliminar todos os casos de febre aftosa no Brasil para garantir segurança sanitária aos japoneses.

“Com a declaração brasileira de todo o país livre desse vírus, nós levaremos os documentos agora à Organização Mundial de Saúde Animal e aguardaremos a visita deles, a conferência deles. Tenho certeza de que nós antecipamos em um ano e em maio de 2025 o Brasil será totalmente livre [da aftosa]”, afirmou.

“Nós temos garantia de fornecimento contínuo e preços mais competitivos do que os fornecedores atuais. Tenho a convicção de que muito em breve o Brasil acessará esse mercado e será uma grande oportunidade tanto para o Japão de ter carne de qualidade e ajudar no controle inflacionário lá, como aqui para o Brasil ter mais um país importante na compra do nosso produto”, completou.

Ao lado do primeiro-ministro, Lula chegou a comentar da carne brasileira. Em tom de brincadeira, o presidente pediu “pelo amor de Deus” para o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) levar Kishida para comer churrasco em São Paulo, onde cumprirão agendas no sábado (4/5).

Esta é a primeira visita de Kishida ao Brasil desde que assumiu o cargo, em 2021. Em passagem pela América Latina, o premiê embarca para o Paraguai ainda nesta sexta, para reunião com Santiago Peña, chefe do Executivo local.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?