“Brasil não está levando a sério”, critica Macron sobre Fundo Amazônia
Presidente francês mencionou o fato de o Brasil não participar na reunião sobre a floresta na cúpula do clima
atualizado
Compartilhar notícia
Ao discursar durante a reunião sobre a Amazônia, na cúpula do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta segunda-feira (23/09/2019), em Nova York, o presidente francês, Emmanuel Macron, voltou a criticar o governo de Jair Bolsonaro (PSL). Ele reclamou da ausência do Brasil nas discussões de soluções para a floresta.
“Vamos falar francamente. Estamos discutindo tudo isso sem o Brasil presente. O Brasil é bem-vindo, todos nós queremos trabalhar”, disse o francês. “Vamos falar do Fundo Amazônia. O Brasil não está levando a sério esses critérios”, criticou, citando a suspensão de recursos para o fundo por parte da Alemanha e da Noruega.
Macron rebateu Jair Bolsonaro (PSL), quando afirmou que somente países que têm território e população vivendo em florestas deveriam decidir o futuro da região. O presidente francês disse ter legitimidade para encabeçar tal discussão em função da Guiana Francesa, território francês ultramarino.
EN DIRECT | Mobilisés pour protéger l’Amazonie et les forêts tropicales, puits de carbone de notre planète. #UNGA https://t.co/Q3tE1vxISs
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) September 23, 2019