Brasil lidera ranking de bicicletas compartilhadas na América Latina
Levantamento mostra que uso do transporte aumentou em 400% nos últimos 10 anos. Brasil tem 25 sistemas de bike sharing atualmente
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil lidera o ranking da oferta de bicicletas compartilhadas na América Latina, possuindo 33% do sistema de bike sharing do continente. Os dados são do levantamento Micromobilidade No Sul Global, lançado pela startup Tembici.
Ainda segundo o estudo, o uso do meio de transporte cresceu 400% no Brasil na última década. Atualmente, existem 25 sistemas de compartilhamento em todo o país.
A pesquisa contou com 5.700 entrevistados, além de análises de dados do bike sharing. Entre os participantes do levantamento, 58% usam a bicicleta compartilhada como transporte para ir ou voltar do trabalho, enquanto 27% combinam o uso com outros veículos.
“Com o grande crescimento do uso das bikes nas cidades, inclusive durante o período de pandemia, entendemos que era necessário reunir em um grande estudo as informações sobre as bicicletas compartilhadas, além dos impactos sociais e ambientais envolvidos.”, explicou a diretora de Impacto da Tembici, Carolina Rivas.
Entre os motivos mais citados por quem se desloca de bicicleta estão o conforto (37%), a saúde (23%) e a economia de tempo e dinheiro (20%).
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.