metropoles.com

“Brasil já fechou muita fábrica por complexo de vira-lata”, diz Lula

Lula participou de anúncio de fábrica de fertilizantes em Minas Gerais e falou também sobre a participação feminina no mercado de trabalho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida do ex-presidente Lula usando óculos e segurando uma pasta vermelha - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ex-presidente Lula usando óculos e segurando uma pasta vermelha - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

Na segunda visita a Minas Gerais neste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve presente, na manhã desta quarta-feira (13/3), à inauguração de um complexo industrial para produção de fertilizantes. Em discurso, o chefe do Executivo falou sobre o potencial do Brasil e a inclusão feminina.

“O Brasil já fechou muita fábrica de fertilizante por um complexo de vira-lata, um complexo de inferior, que a gente tinha de vender o que tinha e comprar o que não tinha”, afirmou.

Lula atribuiu à guerra entre Rússia e Ucrânia o “despertar” nas pessoas da “certeza de que o Brasil precisa ter fertilizantes. Todo mundo sabe a qualidade da terra que temos”.

O presidente reforçou as articulações internacionais em busca de investimentos no país, citando viagens recentes à Etiópia e Guiana. “Não podemos ficar achando que somos os bonitões do planeta e todo mundo vem aqui comprar”, disse.

“Não, a gente tem de ir lá vender, discutir e dizer que queremos comprar algo deles. Política comercial é boa quando todo mundo pensa que ganha”, completou. Lula previu investimento total em energia renovável de R$ 220 bilhões.

“Essa briga não é minha”

O chefe do Executivo deu uma expectativa de que a Eurochem, empresa responsável pela fábrica de fertilizantes em Minas Gerais, tem “capacidade de contratar 30% de mulheres, em um estado com 52% de mulheres”. Para Lula, é um “ato de coragem, de responsabilidade e merece nossos aplausos”.

O presidente, então, citou a Lei da Igualdade Salarial, implementada por ele em março do ano passado. “Trabalho igual, salário igual entre homens e mulheres. Não tem por que a mulher fazer a mesma função, na mesma competência e qualidade, e ganhar menos. Pasmem: tem empresário recorrendo à Justiça para não pagar. Essa briga não é minha, é das mulheres, [elas] têm de ir para as ruas falar que não são cidadãs de segunda categoria.”

Agricultura

A obra da empresa Eurochem será instalada na Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro, com investimento de U$ 1 bilhão. A expectativa é produzir 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano para a agricultura de todo o Brasil, cerca de 15% da produção nacional.

Lula tem feito acenos ao agronegócio, tanto para continuar a impulsionar o bom rendimento do setor no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que teve alta de 2,9% em 2023, quanto como possível eleitorado. Nos últimos anos, houve aproximação do grupo ao governo de Jair Bolsonaro (PL).

Assim, o chefe do Executivo busca projetos de estímulo à agricultura e tem conversado com o ministro Carlos Fávaro com o objetivo de elaborar medidas que minimizem o impacto das mudanças climáticas nas safras dos produtores.

Outro assunto tratado por Lula e Fávaro é a redução do preço dos alimentos, em especial do arroz e feijão, após desempenho abaixo do esperado em pesquisas de avaliação do governo.

Além disso, o presidente se organiza para um “giro” nos estados onde o agronegócio é prevalente, como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Rio Grande do Sul.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?