metropoles.com

Presidência do Brasil no G20 priorizará redução de desigualdades

Brasil assume presidência do G20 na próxima semana, com foco em combate à fome e desigualdade, transição energética e nova governança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu os ministros na manhã desta sexta para uma reunião com foco em ações de infraestrutura g20
1 de 1 O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu os ministros na manhã desta sexta para uma reunião com foco em ações de infraestrutura g20 - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou, na manhã desta quarta-feira (22/11) na reunião de cúpula virtual do G20, grupo que engloba as maiores economias do mundo. No pronunciamento, o petista frisou que a gestão brasileira na Presidência do bloco, a partir de 1º de dezembro, “terá como eixo condutor a redução das desigualdades”.

O encontro desta quarta marca o encerramento da liderança da Índia no G20. Até novembro de 2024, a gestão brasileira pretende priorizar o tema a partir de três linhas centrais: inclusão social e o combate à fome e à pobreza; a transição energética e o desenvolvimento sustentável; e a reforma da governança global.

“O Brasil sediará, em 2025, a COP 30, a primeira na Amazônia. E queremos trabalhar no G20 para chegar lá com uma agenda climática ambiciosa que assegure a sustentabilidade do planeta e a dignidade das pessoas, no nosso país e no mundo”, frisou o petista no pronunciamento.

Em novembro do próximo ano, o Rio de Janeiro sediará a 19ª Cúpula de chefes de Estado e governo  do bloco.

Veja discurso de Lula:

Cessar-fogo no Oriente Médio

O presidente brasileiro também celebrou o acordo que prevê um cessar-fogo temporário entre Israel e grupo extremista Hamas. O petista disse esperar que a trégua “seja um caminho” para o fim do conflito, e a retomada de paz entre israelenses e palestinos.

No pronunciamento, Lula saudou o acordo anunciado entre Israel e o Hamas, “que envolve a libertação de reféns (mulheres e crianças) em troca de uma trégua temporária de quatro dias e da libertação de prisioneiros palestinos”.

“Espero que esse acordo possa pavimentar o caminho para uma saída política e duradoura para este conflito e para a retomada do processo de paz entre Israel e Palestina”, prosseguiu. 

Na madrugada desta quarta-feira (22/11), ainda noite no horário de Brasília, Israel e o grupo extremista Hamas entraram em acordo de cessar-fogo temporário. Foi o primeiro desde o dia 7 de outubro, quando começou o conflito no Oriente Médio.

O acordo prevê que, em troca da libertação de parte dos reféns capturados em Israel, o governo israelense liberte prisioneiros palestinos e promova pausa humanitária na Faixa de Gaza. As tratativas contaram com a mediação do Catar e o apoio dos Estados Unidos. Veja aqui os pontos da trégua. 

G20

O Grupo dos Vinte (G20), bloco do qual o Brasil estará à frente entre 1º de dezembro de 2023 e 30 de novembro de 2024, é o principal fórum de cooperação econômica internacional.

O foro reúne 19 países e a União Europeia (UE), tendo entre os membros nações consideradas como desenvolvidas e o novo Sul Global (antigos países em desenvolvimento).

São eles: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.

Para se ter dimensão do peso do bloco no contexto internacional, os países que integram o G20 respondem por quase 80% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e 70% da população global, concentrando aproximadamente 75% do comércio internacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?