metropoles.com

Brasil está sob alerta de tempestades e ventania de até 100 km/h. Veja

São 2.665 municípios, em todo o Brasil, que estão sob alertas de chuvas extremas. Alerta têm vigência até as 10h de terça (5/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida do mapa do Brasil com alertas meteorológicos do Inmet
1 de 1 Imagem colorida do mapa do Brasil com alertas meteorológicos do Inmet - Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas de chuvas intensas em todo o Brasil. Ao todo, 17 unidades da federação estão na área onde tempestades podem ocorrer, com ventania e estragos. Em algumas regiões, o vento pode chegar a até 100 quilômetros por hora (km/h).

A situação mais preocupante alcança partes dos estados de Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Nestas regiões, o alerta de chuvas intensas tem grau de severidade de perigo, caracterizado pela cor laranja, o segundo mais grave entre os três existentes.

Nos estados sob o alerta laranja estão 757 municípios. Neles, pode ocorrer chuva de 30 a 60 milímetros por hora (mm/h), com a possibilidade de acumulado diário entre 50 a 100 mm. Os ventos poderão alcançar de 60 a 100 quilômetros por hora (km/h).

No caso do alerta laranja, pode haver queda de árvores, falta de energia, risco de descargas elétricas e até alagamentos. A orientação é para que as pessoas se abriguem em segurança e, caso necessário, acionem a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.

Alerta amarelo

Partes dos estados do Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e São Paulo estão sob o alerta de chuvas intensas de severidade de potencial perigo, de cor amarela.

O alerta também se estende a Amazonas, Rondônia, Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O alerta amarelo alcança 2.665 municípios brasileiros, ou seja, 47% dos 5.570 em todo o território nacional. Os alertas do Inmet de chuvas intensas têm vigência até as 10h da terça-feira (4/11).

O Nordeste brasileiro também está sob dois alertas do Inmet. No entanto, neste caso, se trata de baixa umidade. A mínima, nestes casos, pode chegar a até 12%. O nível é considerado baixo, pois o preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?