metropoles.com

Brasil está entre os 10 países que mais violam direitos trabalhistas

Levantamento aponta o Banco Santander, a Nestlé e a Chevrolet como as empresas com mais casos de violação a direitos trabalhistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles Goiânia
Carteira de trabalho CT fgts
1 de 1 Carteira de trabalho CT fgts - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles Goiânia

Pesquisa aponta que o Brasil está entre os 10 países com maior índice de violação nos direitos trabalhistas no mundo, entre abril de 2021 e março de 2022. Levantamento da Confederação Sindical Internacional (CSI) indica que as empresas Santander Brasil, Chevrolet e Nestlé são as que mais desrespeitam os benefícios e acordos com os seus empregados.

Os 10 piores países para os trabalhadores em 2022 são Bangladesh, Belarus, Brasil, Colômbia, Egito, Essuatíni, Filipinas, Guatemala, Mianmar e Turquia, segundo o relatório.

No continente americano, Argentina, Colômbia, Guatemala, Honduras e Equador foram citados como principais centros de desrespeito aos direitos trabalhistas.

O estudo aponta que sindicalistas foram mortos em 13 dos 148 países pesquisados na nona edição do Índice Global dos Direitos. 41% das nações negaram ou restringiram a liberdade de expressão e a reunião.

Os trabalhadores sofreram prisões e detenções arbitrárias em 69 países. O levantamento também mostra que 66% das nações pesquisadas negaram ou restringiram o acesso dos trabalhadores à Justiça.

O relatório apontou que as piores regiões para os trabalhadores são o Oriente Médio e o Norte da África, que sofrem com situações de “violação sistemática de direitos a direitos não garantidos”.

“Os trabalhadores são os primeiros a sofrer as consequências de guerras, governos autoritários, empregadores exploradores e inação sobre o clima. Seus interesses devem ser colocados em primeiro lugar nas decisões para enfrentar essas crises”, afirma o CSI.

Confira o estudo:

Índice de Direitos Globais da Confederação Sindical Internacional (ITUC). by Metropoles on Scribd

Situação brasileira

A CSI apontou que os trabalhadores do setor da saúde e da indústria de carne foram os maiores impactados durante a pandemia.

“A força de trabalho, especialmente no setor da saúde e da indústria da carne, teve que fazer enfrentamento às duras consequências da má gestão da pandemia de coronavírus, com a deterioração de suas condições de trabalho e o enfraquecimento das medidas de saúde e segurança.”

De acordo com a CSI, as empresas que mais violam os direitos dos trabalhadores no Brasil são o Banco Santander, a Nestlé e a Chevrolet, com violação de acordos coletivos e medidas que vão contra a sindicalização dos funcionários.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?