Brasil enviará missão humanitária ao Haiti no fim de semana
País sofreu efeitos do terremoto que matou mais de 2 mil pessoas. Brasil enviará pessoal e material de apoio à emergência humanitária
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil enviará, no próximo fim de semana, uma missão de ajuda humanitária ao Haiti, que sofre as consequências do terremoto do último sábado, que matou mais de duas mil pessoas e deixou muitos prejuízos, além de feridos precisando de socorro.
“O Governo brasileiro, por intermédio de ação interministerial envolvendo a Justiça e Segurança Pública, a Defesa, as Relações Exteriores, a Saúde e o Desenvolvimento Regional, definida no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, tomou a decisão, em 18 de agosto, de enviar ao Haiti Missão Humanitária Multidisciplinar, em resposta emergencial à tragédia causada por terremoto em 14 de agosto”, informou o Itamaraty, em nota divulgada na noite desta quinta-feira (19/8).
“A missão contará com a participação de uma aeronave de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira, prevista para partir em direção a Porto Príncipe no próximo final de semana, com o propósito de levar pessoal e material de apoio à emergência humanitária. A missão deverá ter equipes de especialistas e peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além de contar com kits de medicamentos e insumos estratégicos para assistência farmacêutica emergencial, doados pelo Ministério da Saúde. A configuração da missão poderá ser ajustada em função das necessidades e dos entendimentos que estão sendo mantidos com o governo haitiano”, informou ainda o Ministério das Relações Exteriores.
Os haitianos ainda sofrem com as consequências do terremoto de magnitude 7,2 que atingiu a região no último sábado (15/8).
Além do tremor de terra, a região foi atingida pelo ciclone tropical Grace na última terça-feira (17/8). Milhares de casas ficaram destruídas.