metropoles.com

“Brasil é sempre muito atrasado”, admite Lula ao lançar Escola em Tempo Integral

Lula comparou a implantação da escola integral ao fim da escravidão e ao direito das mulheres ao voto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
imagem colorida presidente luiz inacio lula da silva desembarque em aeroporto - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida presidente luiz inacio lula da silva desembarque em aeroporto - Metrópoles - Foto: null

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, na manhã desta segunda-feira (31/7), a lei que institui o Programa Escola em Tempo Integral. Durante a cerimônia, o petista reconheceu que o Brasil está sempre atrasado para implantar medidas que melhorem a qualidade de vida dos habitantes.

“No Brasil, tudo sempre é muito atrasado: o voto da mulher demorou muito, a liberação dos escravos demorou muito, a independência demorou muito. A igualdade salarial entre homem e mulher só foi feita há 20 dias, porque o Congresso Nacional aprovou. A escola em tempo integral chega atrasada, podíamos ter feito há 20 anos, mas não foi feito”, declarou Lula, que ocupava a Presidência do país duas décadas atrás.

Segundo o governo federal, o objetivo da iniciativa é ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil, ainda neste ano. A meta é alcançar 3,2 milhões de matrículas até 2026.

O programa vai liberar R$ 4 bilhões para estados, municípios e o Distrito Federal expandirem a oferta de jornada em tempo integral na rede pública.

Durante o discurso, Lula ainda disse que espera tornar a escola pública um referencial, a ponto de ricos e classe média deixarem de pagar por uma educação particular e colocarem seus filhos na rede pública.

“A escola pública é a garantia que as crianças das famílias pobres tenham a mesma qualidade do estudo que a das ricas. Uma coisa que eu tenho consciência é que quando a escola tiver boa, os filhos de ricos virão para a escola pública. Todos os cientistas vieram de escola pública. As pessoas não vão mais querem gastar 3 ou 4 mil para que as crianças tenham uma educação de qualidade”, afirmou o petista.

Escola integral

O programa é um mecanismo de fomento do governo federal, em parceria com União, estados e municípios para alcançar a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE): oferecer “educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica”.

O Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE 2022 mostra que o percentual de matrículas em tempo integral na rede pública brasileira caiu de 17,6%, em 2014, para 15,1%, em 2021.

Coordenado pela Secretaria de Educação Básica do MEC, o Programa Escola em Tempo Integral terá, em conjunto com o fomento financeiro, ações de assistência técnica às secretarias e comunidades escolares, com o objetivo de aprimorar o trabalho pedagógico da educação em uma perspectiva integral.

O programa considera, além do tempo e de sua ampliação, o uso dos espaços dentro e fora da escola, os diferentes saberes que compõem o currículo escolar, a articulação com os campos da saúde, cultura, esporte, ciência e tecnologia, meio ambiente e direitos humanos, entre outras estratégias para melhorar as condições de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?