Brasil é o terceiro país do mundo com mais casos ativos de Covid-19
Em números absolutos, o Brasil está atrás dos Estados Unidos e da Índia. O coronavírus atingiu oficialmente 99% das cidades do país
atualizado
Compartilhar notícia
Do dia 26 de fevereiro até agora, são, exatamente, 190 dias em que o vírus SARS-coV-2 circula pelos quatro cantos do Brasil. Nas últimas horas, o país contabilizou 4.040.163 contaminados e atingiu oficialmente 99% das cidades do país, segundo balanço do Ministério da Saúde divulgado na tarde dessa quinta-feira (3/9).
Levantamento feito pela equipe do (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, com base nas informações do Worldometers, que reúne as estatísticas oficiais divulgadas pelo mundo, assinala que existem 667.118 pessoas com o vírus ativo circulando pelo país, quase 10% do total mundial. Em números absolutos, isso coloca o Brasil em terceiro lugar, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.
No entanto, o número por aqui deve ser ainda maior. A quantidade de testes realizados em território nacional é bem menor que nos EUA, por exemplo.
No Brasil, 14.352.484 exames foram feitos. Isso significa que apenas 6,8% da população sabe se teve ou não contato com o vírus. E mais: a proporção de exames para cada milhão de habitantes é de 67,4 mil, muito abaixo do objetivo, que é testar um quarto (25%) dos 210 milhões de brasileiros.
Veja gráfico:
Taxa de transmissão
Dados do Imperial College London sobre a transmissão da Covid-19 no mundo mostram que a taxa no Brasil chegou a 0,88 no 2º dia de setembro, patamar mais baixo desde abril de acordo com a instituição. O número indica que, para cada 100 pessoas doentes, outras 88 poderão ser contaminadas.
O índice Rt é traçado a partir de um modelo matemático que usa o número de mortes confirmadas pela Covid-19 no espaço temporal de uma semana para prever quantas pessoas correm o risco de serem infectadas na semana seguinte.
O relatório do Imperial College London pondera que os números sobre o Brasil devem ser interpretados com cautela, visto que o país vem passando por mudanças na maneira de divulgação.