Brasil e Argentina firmam acordo de cooperação na área da saúde
Acordo foi assinado nesta segunda pelas ministras da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, e da Argentina, Carla Vizzotti, em Buenos Aires
atualizado
Compartilhar notícia

Brasil e Argentina firmaram, nesta segunda-feira (23/1), uma declaração de intenções para desenvolver a cooperação bilateral entre as nações em áreas prioritárias de saúde.
O acordo foi assinado pelas ministras da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, e da Argentina, Carla Vizzotti, em Buenos Aires, capital do país vizinho.
Entre as áreas prioritárias estão a promoção da igualdade e equidade de gênero; acesso aos direitos sexuais e reprodutivos; e combate à discriminação.
Além disso, as nações irão desenvolver medidas para remover barreiras que não permitam acesso aos serviços e melhorar a qualidade da saúde para a população, “de todas as culturas e grupos étnicos, levando em consideração seus contextos locais”, informou o Ministério da Saúde.
Ainda de acordo com a autarquia, a declaração lista trabalhos para o desenvolvimento do complexo econômico-industrial e de ações conjuntas em pesquisa, desenvolvimento e produção de vacinas e medicamentos.
O acordo bilateral também prevê estratégias de vigilância epidemiológica; formação e capacitação de profissionais de saúde; prevenção da gravidez precoce e do abuso sexual; e promoção da saúde mental.
Veja a íntegra da declaração:
Declaracao Conjunta Arg Brasil by Rebeca Borges on Scribd