metropoles.com

Brasil cria 137,3 mil postos empregos formais em setembro

É o melhor resultado para o mês desde 2013, quando foram gerados 211.068 postos de trabalho com carteira assinada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Istok
carteira_ibge3-840×577
1 de 1 carteira_ibge3-840×577 - Foto: Istok

O mercado de trabalho brasileiro criou 137.336 postos de empregos com carteira assinada em setembro, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta segunda-feira (22/10), pelo Ministério do Trabalho. O número havia sido publicado inadvertidamente no site do ministério durante a tarde desta segunda. Esse é o melhor resultado para o mês desde 2013, quando foram gerados 211.068 empregos formais.

Setembro é o nono mês seguido com criação de empregos formais, de acordo com a série histórica com ajuste sazonal. O mês registrou o melhor desempenho do ano e ficou à frente de abril, quando a economia gerou 127.134 empregos formais – até então, o melhor resultado de 2018.

No acumulado de janeiro a setembro, o Caged registra criação de 719.089 empregos formais na série com ajuste sazonal. Nos 12 meses até setembro, o Ministério do Trabalho registra a criação de 459.217 empregos com carteira assinada.

O crescimento do emprego em ritmo superior ao esperado pelos economistas foi liderado pelo setor de serviços em setembro. Dados do Ministério do Trabalho indicam que os serviços registraram a criação de 60.961 empregos, seguidos pela indústria de transformação, que elevou o número de trabalhadores com carteira assinada em 37.449 vagas. O comércio foi o terceiro setor que mais gerou empregos, com 26.685 postos no mês passado.

Entre os demais setores, a construção civil criou 12.481 empregos, os serviços industriais de utilidade pública ganharam 1.091 postos, a administração pública registrou 954 novos empregos e o segmento de extração mineral teve 403 novas vagas. Por outro lado, o agronegócio registrou fechamento de 2.688 empregos formais no mês passado. Esse foi o único setor econômico com fechamento de empregos em setembro.

Temer comemora
Logo após a divulgação dos dados, o presidente Michel Temer (MDB) foi às redes sociais comemorar o desempenho do cenário de criação de empregos no país. “É sinal de progresso e acerto da reforma trabalhista. Sinal de otimismo com o nosso país.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?